Os desenvolvedores do Brave, um navegador de internet focado em privacidade, vêm testando seu próprio mecanismo de busca há algum tempo com um pequeno grupo de usuários convidados. Nesta semana, o Brave Search estará disponível para todos como um beta público através dos apps oficiais do navegador e também de um novo site.
A equipe do Brave havia anunciado o mecanismo de busca em março deste ano após a aquisição do Cliqz, um navegador anti-rastreamento com mecanismo de busca próprio. Similar ao DuckDuckGo, o Brave Search é uma alternativa aos principais serviços de busca como Google e Bing para aqueles que se preocupam com a privacidade de dados.
A empresa alega não coletar endereço de IP ou usar dados pessoais para melhorar os resultados das buscas, de modo que o usuário possa permanecer anônimo. Junto com o Brave Browser, os usuários podem navegar na Internet sem serem rastreados graças a um recurso chamado “Shields”, que bloqueia a maioria dos rastreadores, anúncios e cookies desnecessários.
Entretanto, se você não quiser baixar o Brave para usar a busca anti-rastreamento da empresa, você pode usá-la no Safari, Google Chrome, ou em outros navegadores. O Brave Search está disponível através do site search.brave.com. No final deste ano, o Brave Search se tornará o mecanismo de busca padrão do navegador Brave.
A privacidade de dados se tornou prioridade para algumas empresas nos últimos anos, e isso inclui a Apple. Este ano, a Apple anunciou o iCloud+ com Private Relay, que oculta o endereço de IP do usuário para evitar o rastreamento em apps e sites.
Curiosamente, há alguns rumores sobre a Apple estar investindo em seu próprio mecanismo de busca, mas a empresa nunca demonstrou interesse nisso publicamente.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.