Dispositivos como o iPhones e Macs estão constantemente recebendo atualizações para garantir a segurança e a integridade dos dados. Mesmo assim, hackers trabalham dia e noite para encontrarem novas brechas no sistema. Dessa vez, um pesquisador de segurança revelou que é possível coletar senhas de computadores através de um cabo Lightning modificado.
O pesquisador anônimo identificado como “MG” revelou para uma reportagem da Vice como funciona o método — que não chega a ser novidade. Ele já havia criado um cabo similar em 2019, porém agora modificou um cabo Lightning com conector USB-C para incluir uma peça que coleta e transmite as informações do computador para o hacker.
Dentro do cabo, MG adicionou um componente que funciona como “keylogger“, como são chamadas as ferramentas capazes de registrar tudo o que é digitado pelo usuário sem que ele saiba. Essa peça, que é extremamente pequena, contém um transmissor Wi-Fi que envia os dados coletados num raio de aproximadamente 1,6 quilômetros.
O pesquisador afirma também que, como a modificação pode ser feita em cabos originais da Apple, nem mesmo o iOS ou o computador são capazes de reconhecer que se trata de um acessório “contaminado”.
A descoberta reforça a importância de sempre optar por cabos ou demais acessórios originais da Apple ou com a certificação da empresa, no caso de marcas de terceiros. Ao mesmo tempo, é pouco provável que usuários comuns sejam alvos de ataques como esse, já que o hacker precisa estar nas proximidades para obter os dados.
I will be dropping #OMGCables over the next few days of defcon.
— _MG_ (@_MG_) August 9, 2019
I will also have 5g bags of DemonSeed, if that’s your thing.
I’ve been very busy with @d3d0c3d & @clevernyyyy.
Details and update here: https://t.co/0vJf68nxMx
🌚🔥 pic.twitter.com/lARWTYHZU1
Com informações de 9to5Mac.