Apple TVNotícias

Recurso ‘Canais da Apple TV’ chega ao Brasil com Smithsonian Channel

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple anunciou em março deste ano uma nova versão do aplicativo TV que, entre várias novidades, trouxe uma muito interessante: os Canais da Apple TV, que permite ao usuário assinar e reunir seus canais favoritos em um só lugar. Isso já estava disponível nos Estados Unidos e em alguns outros países, e hoje (5) o recurso chegou ao Brasil.

O primeiro canal disponível no aplicativo da Apple para os brasileiros é o Smithsonian Channel, que chegou ao país por meio da TV por assinatura no início deste ano em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, porém existe desde 2007 nos Estados Unidos. O Smithsonian Channel oferece documentários e outros programas de entretenimento voltados principalmente para o segmento científico.

A partir de agora, todos os usuários do aplicativo Apple TV podem assinar o Smithsonian Channel sem depender de qualquer vínculo com uma operadora de TV. O valor cobrado pelo conteúdo do canal na plataforma é de R$7,90 por mês. Vale lembrar que, além dos dispositivos da Apple, o aplicativo Apple TV e o recurso de assinatura dos canais também estão disponíveis em Smart TVs da Samsung, por exemplo.

Qual a diferença para o que já existe no aplicativo TV?

Normalmente, ao selecionar um conteúdo de terceiros no app TV, o dispositivo redireciona o usuário para o aplicativo do canal. Cada provedor depende de um cadastro diferente e só então é possível efetuar a assinatura. Com os Canais da Apple TV, todo esse processo acontece em um único lugar. A assinatura e os conteúdos ficam disponíveis dentro do aplicativo oficial que vem pré-instalado nos aparelhos da Apple e TVs compatíveis.

Isso significa que, ao invés de ter que instalar vários aplicativos diferentes para cada canal assinado, é possível assinar e assistir a todos esses canais no mesmo lugar. Não é preciso criar uma conta nova para cada serviço, já que a cobrança é feita por meio do ID Apple registrado no aplicativo TV. Os canais podem oferecer apenas conteúdos sob demanda como também transmissões ao vivo.

Canais da Apple TV e Apple TV+

É importante ressaltar que os Canais da Apple TV e o Apple TV+ são serviços complemente diferentes. Como citado anteriormente, os Canais da Apple TV apenas oferecem a possibilidade de contratar vários canais em um só aplicativo (como por exemplo HBO, CBS e MTV nos Estados Unidos). Cada canal possui uma assinatura individual, ou seja, o usuário deve pagar a mensalidade definida para acessar cada um deles. Não é um pacote para liberar todos os canais disponíveis.

Já o Apple TV+ é o serviço de filmes e séries por assinatura da Apple, que ainda não está disponível no momento em que esta matéria foi publicada. O Apple TV+ contará com diversos programas originais da Apple no catálogo, que serão disponibilizados por meio de uma mensalidade. Assinar o Apple TV+ não libera o acesso aos demais Canais da Apple TV, embora ambos estejam disponíveis dentro do mesmo aplicativo. Mais uma vez, tudo funciona de forma individual.

Como os Canais da Apple TV funcionam na prática

Com o recurso disponível no Brasil, finalmente consegui testar o funcionamento dos Canais da Apple TV. A experiência é totalmente de acordo com o que é anunciado, não sendo necessário mais que dois cliques dentro do aplicativo da Apple para confirmar a assinatura do canal. Como o app usa as informações do ID Apple, não é preciso digitar nome, email, senha ou cartão de crédito. Basta confirmar com o Face ID ou Touch ID e pronto.

Com a assinatura efetivada, todo o conteúdo daquele canal fica imediatamente disponível no aplicativo TV. A partir disso, basta escolher o que assistir. Outra vantagem é que, para quem possui mais de um dispositivo da Apple (ou compatível com o aplicativo Apple TV), tudo é sincronizado na hora. Assim que eu assinei o Smithsonian Channel no iPhone, o canal foi liberado no meu iPad e Mac automaticamente.

Ao contrário da experiência com o GloboPlay e HBO GO, que apenas exibem o catálogo no aplicativo TV da Apple e redirecionam o usuário para assistir ao conteúdo em seus respectivos apps, eu não precisei em momento algum baixar o app do Smithsonian Channel. Tudo acontece dentro do app TV, desde a assinatura até a reprodução dos vídeos.

Os canais também oferecem um período gratuito de testes durante 7 dias e a assinatura pode ser cancelada a qualquer momento nas configurações do ID Apple. Como todo o processo está nas mãos da Apple, não é preciso se justificar ou confirmar informações para terceiros antes de cancelar o serviço. Da mesma forma que o canal foi assinado, ele pode ser cancelado: com um toque.

Outra vantagem é que a assinatura dos canais é compartilhada com membros do Plano Familiar do iCloud sem qualquer cobrança adicional no valor. O custo é mesmo para uma, duas ou até seis pessoas assistirem aos conteúdos do canal. Cada membro da família, é claro, terá suas próprias recomendações no aplicativo TV da Apple.

Fiquei extremamente empolgado com a possibilidade ver outros canais oferecerem esse tipo de integração com o aplicativo Apple TV aqui. Com menos dores de cabeça para realizar todo o procedimento de assinatura sobra ainda mais tempo para assistir aos filmes e séries disponíveis.

Canais da Apple TV na América Latina

Não foi só o Brasil que recebeu hoje o recurso de Canais da Apple TV. Como notou o site AppleInsider, o serviço também foi lançado em outros países da América Latina, incluindo Colômbia e República Dominicana — ambos com o Smithsonian Channel.

Saiba mais sobre o aplicativo Apple TV no site oficial da Apple.


Com informações de Galileu.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.