Após a venda dos direitos autorais da série para a Apple, Carpool Karaoke estreou com seu primeiro episódio no Apple Music em agosto de 2017, e já teve a primeira temporada finalizada com 19 episódios. O programa já foi renovado para a segunda temporada, mas enquanto isso não acontece, a Apple decidiu transmitir a série gratuitamente em seu aplicativo TV.
Até então, somente os assinantes do Apple Music tinham acesso aos episódios completos de Carpool Karaoke. A partir de agora, a Apple irá disponibilizar toda sexta-feira, às 19h no horário de Brasília, um episódio da primeira temporada da série no aplicativo TV do iPhone, iPod touch, iPad e Apple TV. Por lá, todos os episódios serão liberados sem a necessidade de assinatura. O primeiro episódio com Will Smith e James Corden e o segundo com Alicia Keys e John Legend já podem ser assistidos no “TV”.
Embora isso certamente seja uma forma de colocar Carpool Karaoke em destaque na mídia novamente, considerando o recente anúncio de uma segunda temporada, a decisão de utilizar o aplicativo TV pode não ter sido tão por acaso. Vários rumores publicados anteriormente já mencionaram que a Apple está se preparando para lançar o seu próprio serviço de filmes e séries por assinatura para concorrer com o Netflix.
Recentemente, fontes da Bloomberg afirmaram que o serviço será integrado ao aplicativo TV, que hoje já reúne conteúdos de vários outros serviços e canais de televisão. Tudo indica que a novidade deve ser apresentada oficialmente até 2019, e com a produção de conteúdos originais da Apple aumentando, é de se imaginar que o Apple Music não seja mais o lugar ideal para disponibilizar isso.
Lançar Carpool Karaoke no “TV” pode ser o primeiro teste aberto da Apple para analisar como o público vai reagir utilizando o aplicativo para consumir as séries e filmes originais da empresa, além de claro, preparar tudo para o serviço que virá em breve. Com a WWDC chegando, pode ser que teremos novas pistas sobre o futuro do aplicativo TV.
Para os brasileiros, é necessário ter um dispositivo com o iOS 11.3 (e tvOS 11.3 no caso da Apple TV) ou versão mais recente do sistema para acessar o aplicativo TV. No momento, não há como acessar o “TV” por um Mac ou PC.