Notícias

Checkra1n é a primeira ferramenta de jailbreak compatível com o iOS 13

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O desenvolvedor e hacker Axi0mX descobriu em setembro uma nova brecha de segurança chamada “checkm8” que possibilita o processo de jailbreak quase todos os iPhones e iPads. Nesta semana ele e sua equipe lançaram o Checkra1n, a primeira ferramenta pública de jailbreak compatível com dispositivos rodando o iOS 13.

jailbreak consiste em remover as restrições de segurança da Apple para instalar aplicativos por fora da App Store e também para modificar praticamente todo o sistema operacional.

A brecha “checkm8” usada pela ferramenta Checkra1n é considerada “incorrigível”. Isso porque a falha de segurança foi descoberta nos chips da Apple, e não no sistema operacional. Dessa forma, a Apple não consegue simplesmente lançar uma atualização do iOS para impedir o jailbreak nesses aparelhos, o que a torna compatível até mesmo com a versão mais recente do iOS 13 disponível para os usuários atualmente.

A nova ferramenta é capaz de realizar o processo de jailbreak em quase todos os dispositivos da Apple entre o iPhone 5s e o iPhone X, desde que estejam com o iOS 12.3 ou uma versão mais recente do sistema. Apesar disso, o Checkra1n está disponível apenas como uma versão de testes (beta) por enquanto, então há alguns detalhes importantes a serem ressaltados.

O processo ainda não é compatível com alguns modelos mais antigos de iPad, como o iPad Air 2, iPad Pro de primeira geração e iPad de quinta geração. O iPhone 5s, iPad mini 2, iPad mini 3 e o primeiro iPad Air são suportados, mas alguns usuários podem enfrentar problemas no uso após o desbloqueio.

Outro detalhe importante é que a solução se trata de um método “semi-tethered”, em que é preciso utilizar um computador sempre que o aparelho é reiniciado para aplicar o destravamento novamente.

O aplicativo que é preciso para realizar o jailbreak está disponível apenas para macOS por enquanto. A equipe está trabalhando em versões para o Windows e Linux, que serão lançadas futuramente. Um guia com mais informações sobre o processo está disponível no site oficial do Checkra1n.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.