Apple Music

Cider é um aplicativo alternativo de Apple Music para Windows e Linux

O Apple Music está disponível em múltiplas plataformas, e isso inclui não apenas sistemas operacionais da Apple como também Android e Windows. No entanto, o Apple Music no Windows não entrega uma boa experiência, já que os usuários ainda dependem do antigo iTunes. Com isso em mente, desenvolvedores criaram o Cider – um novo app alternativo para usar o Apple Music no Windows, Linux e até mesmo no macOS.

Assim como outros clientes de Apple Music que já existem por aí, o Cider utiliza a API oficial MusicKit da Apple. Por ser baseado nas linguagens Electron e Vue.js, o aplicativo é universal e compatível com os três principais sistemas operacionais de computador.

Embora usuários de Mac provavelmente não precisem de um app alternativo para usar o Apple Music, aqueles que usam Windows talvez queiram dar uma chance ao Cider. O iTunes no Windows oferece apenas o básico quando se trata do Apple Music. Não há letras sincronizadas com a música ou tema escuro, recursos que já estão presente há anos no Apple Music do iOS, macOS e Android.

O Cider não apenas tem esses recursos, como também conta com uma interface moderna e customizável. O app tem até mesmo algumas funcionalidades que sequer existem no aplicativo oficial do Apple Music, como por exemplo a opção de seguir artistas, acessar rapidamente as últimas músicas reproduzidas e integração com o Apple Podcasts.

Além disso, o Cider também oferece um “Controle Remoto” para que o usuário possa tocar, pausar ou pular uma música de qualquer outro aparelho (algo que a Apple já deveria ter adicionado ao Apple Music há tempos). Há ainda suporte ao Chromecast e integração com o serviço de compartilhamento Song.link.

O Cider está disponível no GitHub e também na Microsoft Store para Windows (a versão da loja custa R$3,45 para colaborar com os desenvolvedores, mas é possível usar a versão de testes sem limitações).


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.