Desde o iPhone XR e XS, a Apple oferece suporte ao eSIM – tecnologia que substitui o chip tradicional da operadora por um chip virtual. Em alguns países, para facilitar a adoção do eSIM, é possível converter um chip físico para eSIM ou até mesmo transferir o eSIM entre iPhones pelo próprio aparelho. Tais recursos ainda não estão disponíveis no Brasil, mas podem chegar em breve para clientes da Claro.
Converter chip da Claro para eSIM no iPhone
Nesta semana, a Apple lançou a segunda versão de testes do iOS 17.2 para desenvolvedores. A atualização traz algumas novidades, incluindo o aplicativo Diário, melhorias no Apple Music e gravação de Vídeos Espaciais para o Apple Vision Pro.
Com a atualização em mãos, o iHelp BR apurou que o iOS 17.2 também traz novidades para os brasileiros. Mais especificamente, para clientes da operadora Claro. Com a atualização, a operadora passa a permitir a conversão de um chip físico para eSIM diretamente pelo próprio iPhone, sem a necessidade de ir até uma loja ou falar com um atendente.
A opção aparece nos ajustes de operadora do iPhone quando há um chip físico da Claro inserido no celular. O botão de “Converter para eSIM” leva o usuário para um passo-a-passo que transforma o chip físico em eSIM. Após o processo, o chip físico pode ser descartado. Códigos do iOS 17.2 vistos pelo iHelp BR confirmam que o recurso foi adicionado com a versão beta 2.
Também com base nos códigos, a novidade de fato parece estar restrita aos clientes da Claro neste momento. Não há sinais de suporte por parte das operadoras Vivo e TIM, embora o iHelp BR tenha sido informado por fontes ligadas ao assunto que a Vivo pretende habilitar o mesmo recurso em breve.
Ao menos por enquanto, apenas a conversão de chip físico para eSIM é possível. Não há como transferir o eSIM de um iPhone para o outro sem a ajuda da própria operadora, mas possivelmente é algo que também deve mudar em breve,
Disponibilidade do iOS 17.2
O iOS 17.2 segue em fase de testes. Embora não tenha uma data confirmada para ser lançado ao público, a previsão é de que a atualização seja disponibilizada para os usuários de iPhone até o final do ano. O iOS 17.2 é compatível com o iPhone XR e posteriores.
É possível testar a atualização antecipadamente através do Programa Apple Beta.