Alguns clientes da Vivo estão enfrentando problemas ao tentar utilizar recursos do iPhone que dependem de ativação com a operadora, como é o caso do iMessage e FaceTime. Embora funcionem com o ID Apple, esses serviços também podem ser vinculados ao número de telefone do usuário após uma verificação feita entre a Apple e a operadora. Mas, para quem possui um chip da Vivo, esse processo de ativação já não funciona há algumas semanas.
É possível encontrar nas redes sociais alguns relatos de quem não consegue mais utilizar o iMessage e o FaceTime com o número da Vivo em seus iPhones. Infelizmente, a situação também já me afetou e tive o serviço desativado desde o dia 18 de julho, embora isso já aconteça há algum tempo com outras pessoas. Nas configurações do iPhone, o serviço tenta concluir a ativação com a operadora e sempre apresenta falha no final.
@vivobr estou há dias com dificuldade para reativar meu imessage, coloquei um chip da claro e consegui ativar, mas o da Vivo nada…
— Oswaldo Simões (@ofsimoes) 20 de julho de 2018
Ao tentar entrar em contato com o suporte técnico da Vivo, nenhum atendente consegue informar com clareza o que está acontecendo. Alguns sequer sabem o que é o iMessage, enquanto outros tentam jogar a culpa na Apple. Para ter mais certeza sobre o problema, coloquei o meu chip da Vivo em outros dois iPhones e também não foi possível ativar o iMessage ou FaceTime. Ao fazer o teste nos mesmos aparelhos com um chip de outra operadora, a ativação foi concluída com sucesso.
Posteriormente, o iHelp BR conseguiu entrar em contato com um representante da Vivo que tentou esclarecer a situação. Para ativar essas funções, o iPhone envia um SMS internacional silencioso para a Apple por meio da operadora e a empresa retorna a mensagem com uma chave digital que conclui o processo de ativação.
De acordo com a operadora, o problema começou no início de julho quando a Apple realizou algumas mudanças internas no sistema do iMessage e FaceTime. Isso teria quebrado a comunicação entre o sistema da Vivo e o da Apple que juntos fazem essa ativação. Quem já está com esses recursos ativados no iPhone dificilmente enfrentará problemas, porém novas ativações de fato não serão concluídas neste momento — o que é necessário ao restaurar ou configurar um iPhone pela primeira vez.
A Vivo garante que já está ciente dessa falha e que trabalha com a Apple para resolvê-la o mais breve possível, porém ainda não há uma previsão exata para que a situação seja solucionada. O representante acredita que será possível ativar novamente o iMessage e o FaceTime com a Vivo dentro do prazo de 2 semanas, mas isso pode variar caso apareçam novas complicações.
Até lá, os clientes precisam ser pacientes e a única solução é utilizar o iMessage e o FaceTime por meio de um ID Apple válido.
Atualização (3 de agosto de 2018):
Ao que parece, o problema já foi resolvido! Vários usuários foram surpreendidos com o iMessage ativado novamente na rede da Vivo hoje pela manhã.