O Jailbreak é um método muito conhecido entre os donos de iPhone, iPod touch e iPad, que permite desbloquear o iOS e instalar diversas coisas não autorizadas pela Apple, como aplicativos fora da App Store, temas e afins. Porém, ao mesmo tempo em que se pode realizar diversas modificações, o sistema fica vulnerável para ataques externos. Uma empresa de análise de dados descobriu recentemente um código malicioso que roubou mais de 225 mil contas da Apple de dispositivos iOS com jailbreak.
O código malicioso tem mais de 92 variantes e costuma ser instalado no sistema junto com tweaks e lojas alternativas para baixar aplicativos piratas e craquear compras internas que, infelizmente, são muito populares entre usuários de jailbreak. Depois de instalado, o código consegue capturar seu ID Apple a senha, enviando os dados para um servidor na China.
Diversas pessoas começaram a relatar várias compras indevidas na iTunes Store e App Store realizadas com suas contas da Apple, algumas até mesmo relataram ver mensagens estranhas aparecendo na tela do iPhone, como mostra a imagem acima. O risco se torna maior ainda quando a conta da App Store também é a mesma do iCloud, permitindo então que os hackers tenham acesso completo aos dados do dispositivo, como por exemplo fotos, notas, emails e até mesmo o controle do recurso Buscar.
Apesar de tudo, a falha não afeta os dispositivos com o iOS original, ou seja, sem jailbreak. Por isso, é provável que a Apple não tome nenhuma providência, tendo em vista que o jailbreak é uma prática considerada ilegal pela empresa. Quem possui jailbreak deve ficar atento com a origem dos aplicativos baixados e evitar as lojas piratas.