iOSRumores

Códigos do iOS 13.4 revelam a possibilidade de restaurar o iOS sem computador

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O iOS 13.4 está atualmente em fase de testes e os códigos do sistema operacional já revelaram algumas novidades, incluindo o recurso CarKey. Agora, com a terceira versão beta liberada hoje (26) para desenvolvedores, foram encontradas evidências sobre a possibilidade de restaurar um dispositivo com iOS sem um computador.

Se um iPhone ou iPad para de funcionar, geralmente é preciso restaurar o sistema operacional usando um Mac ou PC com Windows. Embora isso ainda resolva os problemas do usuário, o procedimento se torna cada vez mais incômodo com o passar do tempo. Isso porque os aparelhos se tornaram mais independentes do computador, mas ele ainda é necessário para a restauração do iOS.

A situação piora em dispositivos como o Apple Watch e o HomePod, que não possuem qualquer tipo de conexão externa. Nesse caso, se um desses produtos apresenta problemas, é preciso levá-lo em uma loja da Apple ou centro autorizado de reparos para fazer a substituição da peça.

A terceira versão de testes do iOS 13.4 revelou a existência de um novo recurso chamado apenas de “Recuperação do Sistema Operacional”, o que é extremamente sugestivo. Tudo indica que se trata de uma nova maneira para restaurar um iPhone, iPad ou outros dispositivos da Apple sem a necessidade de conectá-los em um computador. O recurso ainda está em desenvolvimento e não é possível utilizá-lo por enquanto, mesmo com essa versão do iOS.

De acordo com os códigos internos do sistema, será possível restaurar o iOS pela internet, seja por meio do próprio dispositivo ou até mesmo ao conectá-lo via USB em outro iPhone ou iPad, de forma similar ao recurso de transferência de dados via USB que existe no iOS.

A ideia é a mesma da Recuperação via Internet do sistema macOS, que já existe há anos e permite que os usuários reinstalem o sistema operacional do Mac pela internet sem a necessidade de ter outro computador por perto. Isso não apenas ajuda a tornar o iPhone e iPad mais independente, como também corrobora os rumores sobre a Apple considerar a remoção do conector Lightning do iPhone no futuro.

Não há como saber se a Apple pretende apresentar a novidade para o público já com o iOS 13.4 nas próximas semanas ou se estão apenas testando o recurso agora para lançá-lo com o iOS 14 no final do ano.


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.