Análises

Com o WhatsApp até a conversa mais sem graça sai de graça

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens que funciona no iPhone por Wi-Fi ou 3G. O seu grande trunfo é o fato de não ser exclusivo para o celular da Apple, pois possibilita conversas gratuitas entre aparelhos com Android, Symbiam ou BlackberryOS.

Mesmo não sendo gratuito, o aplicativo de $0.99 é certeza de economia. Uma vez instalado, todas as conversas saem de graça, sendo possível enviar fotos, vídeos e gravações de áudio, além de compartilhar sua localização e contatos.

Diferentemente de programas semelhantes, não são necessários PINs ou usernames para usar o Whatsapp. Ele analisa por si só os números de seus contatos e automaticamente adiciona aqueles que também têm o App instalado, sejam eles do Brasil ou não. Conversas internacionais também não têm custo algum.

Apesar de suas vantagens em relação às antigas conversas por SMS, o aplicativo possui algumas pequenas falhas. Primeiramente, o programa depende de um server próprio, não de uma operadora de celular, o que pode causar algumas dores de cabeça pelas frequentes, mas não tão longas quedas. Além disso, o aplicativo não permite conversas em grupos com mais de dez integrantes e trava algumas vezes.

 

Conclusão
Os pequenos problemas no aplicativo não estragam a experiência como um todo. A interface que não deixa nada a desejar e a possibilidade de conversar de graça com pessoas do mundo todo em um país onde cada SMS custa R$0,30 fazem o Whatsapp valer a muito a pena.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.