Poucos sabemos que para fazer Custom IPSW, ou Custom Firmware, ou que seja, é meio complicado no Windows, e alguns tipos de ferramentas só fazer o jailbreak na hora depois que se instala a versão “original” – não falsificamos o iOS, eu digo isso do arquivo de atualização puro sem edições – do iOS 4.3.1, e por mais que seja, algumas vezes nos ferra. Além da opção do redsn0w para montar o jailbreak no iOS 4.3.1, temos o sn0wbreeze 2.5, que atualmente (no dia deste post), é a versão 2.5.1. Esta versão para fazer o desbloqueio é somente presente para Windows, então para Mac, terá de aguardar um pouco.
Antes de explicar a arte toda, quero deixar uns esclarecimentos legais aqui. Antes de tudo, quero alertar que quem usa o iPhone 3GS com boot antigo, que há como descobrir que é antigo ou não na hora de usar a ferramenta, você pode apontar necessariamente por um bug crítico na versão 2.5 da ferramenta onde fora corrigido na 2.5.1. Trata-se de um falado erro “37” na ferramenta que é bem parecido com esta imagem:
Caso esteja sofrendo problemas com isso, use o sn0wbreeze 2.5.1. Outras coisas foram atualizadas como o Cydia que anteriormente, era apresentada na versão 1.0, que há alguns dias foi atualizado para 1.1, sendo assim, a versão nova não era presente para instalar direto nas ferramentas de iOS 4.3.1, tendo que atualizar. E outras coisas que retratarei num post logo mais tarde.
Voltando ao cenário. Antes de tudo, recomendo que faça um backup do seu sistema no computador via iTunes, pois terá de restaurar o sistema do zero, por isso mesmo, recomendo que se faça isso para quando atualizar, ou fazer o jailbreak, você só faça a restauração e pronto.
Mão na massa e vamos jailbreakear!
Aviso: Claro e evidente, que qualquer problema que se aconteça no seu dispositivo, o blog iHelp BR®não é responsável por qualquer tipo de problema que tenha causado eventualmente no seu aparelho. Sendo alertado assim, fique atento a todas as dicas e todo o tutorial que será postado aqui para esclarecer sua mente. Qualquer tipo de dúvida, peça ajuda para a equipe do iHelp BR®. É rápido e prático e não explode seu computador :P. Recomendo ler tudo que está aqui antes de fazer o método, pois por mais que ele seja confiável, no texto terá algumas mensagens importantes.
Lembrando uma coisa, você deve ter esses aparelhos para fazer:
- iPhone 3GS (old e new bootrom;
- iPhone 4;
- iPod Touch 4G;
- iPod Touch 3G;
- Apple TV 2;
- iPad (pelo que eu sei, somente o 1, mas não sei se pega com o 2)
Antes, você deve ter o firmware do seu iOS 4.3.1, em que eu disponibilizei os links numa postagem aqui, e ter o sn0wbreeze mais atualizado para fazer o desbloqueio.
Para isso, depois de baixar, abra o programa e comece a arte. Quando abrir, ele vai amostrar uns créditos, vai falar umas informações do programa e um monte de coisa. Mas primeiramente, você irá ter que selecionar o arquivo de atualização, ou como chamo de IPSW, para poder fazer o desbloqueio do aparelho e montar uma versão customizada do mesmo.
Feito isso, ele irá identificá-la, e se for com sucesso, e se for no iPhone 3GS também, ele irá lhe fazer uma pergunta se você tem o iPhone 3GS com o novo bootrom ou o antigo. Se não sabe, você pode escolher a opção de detectar que é a “Detect it for me”. Faça o que manda, e pelo que me alembro, terá de deixar o iPhone em DFU para isso.
Achado isso, terá uma tela confirmando que está tudo nos trinques e é só avançar para continuar.
Depois disso tudo, começará a arte toda dele mesmo. Eu recomendo fortemente que se use a opção “Expert Mode”, pois editará mais funções e é mais divertido mesmo fazer aquilo por ali, pois você pode instalar até alguns tweak – que me recordo, não pode no Simple – e além de mais coisas.
Nem começou a festa ainda, faremos tudo começando pelo “General”, que é por ali que tudo se começa. Se preferir, não comece por ali, mas não selecione “Build IPSW”pois senão ele irá montar tudo sem você escolher nada. Após escolher, avance.
A festa já começou, e é hora de brincar legal mesmo com o sistema. Se sabe inglês, vai ser mais fácil em alguns métodos. Vou dar uma micro lista detalhada com cada assunto e papo que estas ali para você selecionar:
- Enable Battery-Porcentage: Aquela é mais para iPhone 3G e iPod Touch 2G que ficaram sem este recurso, porém, não há muito o que se fazer. Aquilo permite que a bateria obtenha a porcentagem que nem no iOS 4 em diante para os aparelhos mais novos.
- Enable Gestures Menu: Lembram quando o Filipe nos ensinou a ativar a multitarefa sem usar o botão home? Dessa vez aquilo acaba e você pode ativar por ali. Recomendo muito que use, mas ele ficará que nem no beta do iOS 4.3, para ativar no menu como recurso nativo.
- Root Partition Size: Aumenta o tamanho da partição de root. Recomendo não mexer se não conhecer sobre isto. Eu mesmo nem toco ali.
- Activate The iPhone [Hackitivate]: iPhone bloqueado e sem chip da operadora que ele é bloqueado para ativá-lo? Sem problema. Com isto você nem precisa passar pelo iTunes para ativar o aparelho pela Apple, e nem precisa por chip para ativar. Quando restaurar, ele estará de vez pronto para usar sem ativar.
- Enable Animated Logo Capability: Quando tu liga o iPhone, não há a maçã da Apple que aparece? Você pode colocar qualquer outro animado ali agora.
- Install SSH: Quem é leigo, recomendo não instalar agora, mas se não por agora, instale pelo Cydia 100% grátis :).
Acabando isso, continue. Sabemos que há aquela história do baseband do iPad, e mais uma vez, ela está presente no iOS 4.3.1, pois há basebands que não suportam no iPhone 3GS, e por isso mesmo eles também não suportam no ultrasn0w, que só suporta as versões 01.59.00 , 04.26.08 , 05.11.07 , 05.12.01 , 05.13.04 e 06.15.00. Se seu iPhone não tem essas versões, terá que atualizar, mas lembrando que poderá dar problemas no GPS, Wi-Fi, e não tem como sair dessa versão de baseband onde cada atualização terá que usar um sn0wbreeze da vida para criar um Custom IPSW. Se já tem a versão 06.15.00 não marque, pois pode dar algum bug no sistema, podendo até estragar seu iPhone para sempre, então, cuidado com isto.
Uma parte legal de usar esta ferramenta, é poder mudar a imagem de boot e de quando se pede para ligar no iTunes. Eu pessoalmente gosto de como está, mas pode mudar quando quiser. Por padrão, as caixinhas vem marcadas para instalar, mas se não curte esta opção, desmarque elas. Depois, avance.
Finalizando tudo, tudo marcado direitinho, você já pode preparar a sua IPSW escolhendo “Build IPSW” e avançando. Depois disso, começará a arte.
Agora aguarde ele carregar tudo até a hora de ele pedir para por seu iPhone em DFU. Você terá que dar um DFU para ele ficar preparado para por a versão customizada, sendo assim, deixe seu iPhone em DFU para ele passar o iREB que é só apertar o “Start” e ele lhe explicará como fazer o DFU e usar.
Possivelmente, aparecerá um alerta dizendo que o iPhone está pwned e já pode ter sua atualização tranquila. Aperte OK na mensagem e feche o Sn0wbreeze.
Abra o iTunes e ele alertará que o iPhone está em modo de recuperação e lhe levará até a tela sobre isto. Vai ter só a opção de restauração, então, segure o botão “Shift” do teclado e depois aperte “Restaurar”. Escolha a IPSW que foi salva na área de trabalho e depois ele irá restaurar com sucesso.
Por aqui atualizou tudo bem e os gestos de multitarefa estão pegando melhor do que nunca, só fracassa por culpa do tamanho da tela do iPhone. Por sua vez, o iPhone ficou bem legal com a versão e está na medida certa, porém é legal que se tome cuidado por isso, pois é bem complicado fazer downgrade do sistema. Se tiver dúvidas, não esqueça de comentar, e mais uma, conseguiu fazer?