iOS

Como o iOS pode ser visto por usuários leigos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Post escrito pelo leitor Bruno Gall De Blasi.

Não sou muito especialista na Apple, também não sou nenhum burro no tema – se fosse burro, que nerd eu seria? –, mas, conhecia muitas manhas da Apple no antigo iPhone OS 3, porém, o tempo passou, e muitas novas manhas nasceram no novo iOS 4, que daqui à alguns meses será substituido pelo iOS 5, ou, se a Apple der uma louca, iOS 4S. Estou brincando kkk.

Tive várias dores de cabeças quando eu peguei meu iPhone pela primeira vez – sou usuário asíduo do Linux e suas tecnologias, mas gosto de produtos da Apple pela qualidade que eles colocaram neles –, mas não como usuário leigo da plataforma, como usuário experiente. Logo depois disso tudo, eu restaurei meu iPhone, fui usar o sistema do zero, porém, comecei do básico, contudo, tentei de tudo para não fazer o que já sabia.

Na primeira hora que eu peguei o iOS, eu notei que tinha a mensagem padrão do sistema que aparece sempre que você faz o primeiro uso do sistema, que é ensinando como fazer pastas e mover os aplicativos de locais, isso ajudou muito. Na notificação push, a Apple acertou explicando para o usuário. Não usaram palavras confusas na notificação tornando uma facilidade para o usuário leigo na hora da compra.

Até aí foi tudo normal, depois daquilo tudo, fui ver os recursos nativos do sistema sem usar tweak e por um aplicativo novo, e logicamente, fui ver algo que me chamou atenção quando vi o iPhone no site da Apple, ou melhor, o iOS 4, a multitarefa, que a Apple deveria ter informado mais na iniciação do aparelho, porém, meu conhecimento ajudou com o encontro dele – se fosse usuário normal, iria fracassar. Logo de cara quando abri o mecanismo, comecei com o movimento dos meus dedos para esquerda e para a direita. Comecei vendo o que tinha para ver na esquerda — como estava com aplicações fechadas, não tinha nada na direita –, lógico que de cara, eu encontrei opções de “play and pause” do terceiro aplicativo que mais uso, o iPod. Arrastando mais para a esquerda, encontrei a opção de volume, que me deixou satisfeito ter aquilo, mas nada que os botões laterais resolvessem se tivesse a falta dele ^^. E por fim, abri vários aplicativos nativos e na hora de fechar, muito simples, porém, um usuário leigo acharia por acidente, como eu achei kkk.

Fui testar depois, a câmera, e cara, que aplicativo simples para qualquer tipo de usuário, contudo, para acabar a felicidade dos usuários novatos, mais uma vez, o zoom ficou meio escondido, havendo a necessidade de facilitar ao usuário no iOS 5. Isso não serviu para atrapalhar muito, eu descobri a função acidentalmente quando deitei o celular eu fiquei mexendo no canto inferior dele, uma “barra de rolagem” apareceu, como sou curioso, apertei para ver o que era, e foi, ZOOM! BAZZINGA! Uma coisa que queria que a Apple colocasse era esta opção nos botões de menu, ficaria meio xing-ling, mas, simplificaria o trabalho.

O principal para o usuário corporativo, que é o Mail, Calendário e Notas, foram fácil de se adaptar, e por final, não há nada que me limita, então, esta cena de produtividade é muito bem feita pela parte da Apple. O mais legal dos aplicativos é que você pode por uma conta de email que tenha suporte a calendário e notas, que ao utilizar, ele sincronizará. Se você usa outra aparelho com Android, BlackBerry ou iOS, ou seja, o sistema que for, mas que tenha um aparelho iOS também (seja no iPad, iPhone ou iPod), e suporte esta mesma função, ele irá fazer a sincronia. É fácil para qualquer usuário leigo, e para mim, foi fácil me acostumar. Embora que no email eu só use o Mail.app para me notificar e faça tudo no webapp do Gmail, mas, deixa pra lá :P.

A aplicação de conexão à internet, Safari, foi muito facilitador, não tenho o que reclamar, e, tenho mais é que elogiar o uso dele. Não há coisa que deixe o usuário leigo passando por dificuldade nele.

Se quiser editar alguma configuração, a Apple também acertou em cheio na facilidade para o usuário iniciante. Eu não sabia lhufas das configurações do iOS — nunca parei para ver configuração do iPhone no YouTube, em blogs, nada, então, peguei nesse capítulo com dificuldade por causa da falta de conhecimento. Nessa, sem prova de dúvidas, o usuário iria admirar o trabalho da Apple, e, sem problemas configurar tudo ao meu gosto.

Na App Store e iTunes Store foi tudo pacífico, caso tenha uma conta, mas mesmo assim, eu achei bem fácil por parte da Apple em todos os sentidos. Para comprar um aplicativo, é bem fácil, contudo que saiba procurar certo, e, conheça algum. É tudo separado por categorias tornando uma fácil procura que todos, e também a busca é bem precisa, então não há o que se preocupar.

O iPod eu me lembrei muito do iTunes que tenho no meu Windows, que, ao meu ver, a intenção da Apple é essa, até mesmo no próprio iPad que é um “iPodão” :P. Se você já usou o iTunes, você já deve ter noção de como vai ser a separação de bibliotecas. Isto não foi difícil de se acostumar.

Não vou relatar todos os fatos, pois são inúmeros fatos que rolaram durante o meu uso do iOS, mas, apontei os fatores principais que todos devem requerer no seu aparelho, bom, quem aí teve dificuldades no iOS na primeira vez? Eu não tive, pois o sistema é fácil demais! E vocês?

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.