Como seria o iOS 10 com tema escuro inspirado no aplicativo da WWDC 2016

Faltando exatamente uma semana para o evento inicial da WWDC 2016, a Apple liberou uma atualização do aplicativo da conferência que trouxe, entre outras coisas, um novo visual com cores mais escuras — que pode ser um indício de que o futuro iOS 10 terá um tema escuro. Por conta disso, criamos um conceito imaginando alguns dos aplicativos nativos do iOS com este novo visual.

Conceito-do-iOS-10---Ajustes

Aplicativo Ajustes. Clique aqui para abrir em formato de screenshot.

Muitas pessoas reclamam desde o iOS 7 sobre o branco exagerado na interface do sistema e a Apple sabe disso, inclusive lançou o Modo Noturno com o iOS 9.3 para diminuir a temperatura das cores e tornar o uso dos aparelhos mais agradável durante a noite. Caso o iOS 10 realmente conte com um tema escuro, seria muito interessante uma integração com o Modo Noturno, alternado as cores do sistema após o pôr-do-sol.

Conceito-do-iOS-10-iMessage

Aplicativo Mensagens. Clique aqui para abrir em formato de screenshot.

Com a implementação oficial de um tema escuro por parte da Apple, seria possível que todos os aplicativos que utilizam o visual branco básico atual pudessem funcionar com o recurso. Outros aplicativos mais complexos provavelmente precisarão de mudanças manuais por parte do desenvolvedor para serem compatíveis.

Conceito-do-iOS-10-Mail

Aplicativo Mail. Clique aqui para abrir em formato de screenshot.

Caso o tema escuro seja similar ao novo aplicativo da WWDC 2016, as cores utilizadas devem ser variações de azul ao invés de algo próximo do preto, com fundos escuros, textos em contraste na cor branca e outros elementos em um azul mais claro.

Conceito-do-iOS-10-Contatos

Aplicativo Contatos. Clique aqui para abrir em formato de screenshot.

Conceito-do-iOS-10-News

Aplicativo News. Clique aqui para abrir em formato de screenshot.

Espera-se que o modo escuro se estenda aos demais elementos e menus do sistema, assim como no OS X. A Dock e os atalhos do 3D Touch nos aplicativos da tela inicial, por exemplo, poderiam ser exibidos com um fundo mais escuro.

Conceito-do-iOS-10-3D-Touch

Menu do 3D Touch. Clique aqui para abrir em formato de screenshot.

Outras novidades

Além de um modo escuro, muitos usuários também adorariam outras novidades como o uso de dois aplicativos lado-a-lado e o recurso Picture-In-Picture nos iPhones. Há certas chances de que a Apple adicione estes recursos exclusivos do iPad nos iPhones Plus com o iOS 10.

PIP iOS 10 Concept

Multitasking iOS 10 Concept

Slide Over iOS 10 Concept

Split Screen iOS 10 Concept

Vale lembrar, porém, que tudo isso se trata apenas de conceitos e não necessariamente a Apple deve adicionar estas mudanças no iOS 10. Recentemente, divulgamos alguns detalhes da próxima versão do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad, que incluem um novo aplicativo Fotos, Siri mais inteligente, Apple Music redesenhado e muito mais.

O iOS 10 será apresentado no evento inicial da WWDC no dia 13 de junho, próxima segunda-feira, às 14 horas (horário de Brasília). O iHelp BR realizará a cobertura completa do evento com live-blogging durante a apresentação e diversos artigos aprofundados sobre as novidades anunciadas posteriormente. Fiquem ligados!

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes