Desde 2012, com a chegada do iPad mini, a linha do iPad ficou cada vez mais complexa. Com o lançamento do iPad Pro com tela de 9.7 polegadas no evento do dia 21 de março, a empresa agora mantém cinco modelos diferentes do iPad na loja, sendo que quatro deles são os mais recentes de suas respectivas linhas. Por conta disso, criamos uma tabela comparando as principais diferenças entre estes iPads.
A tabela aborda os principais recursos de cada aparelho que não estão disponíveis em todos. O que não foi mencionado, provavelmente é algo em comum entre todos os iPads da lista.
O iPad Air 2 foi lançado em outubro de 2014 com o processador A8X e ainda é vendido pela empresa como o principal da linha Air. No final do ano passado, a Apple lançou o iPad mini 4 trazendo praticamente todos os recursos do iPad Air 2, com exceção do processador — que é o A8 comum. Também no final do ano passado, o iPad Pro com tela de 12.9 polegadas foi anunciado com o processador A9X, 4GB de memória RAM, maior resolução, quatro alto-falantes, Smart Connector e acessórios como a Apple Pencil.
O iPad Pro com tela de 9.7 polegadas, lançado no evento do dia 21, chega a ser melhor em alguns aspectos quando comparado ao Pro maior, como na tela True Tone — que ajusta o nível da cor branca conforme o ambiente — e as novas câmeras com flash e Live Photos, porém manteve a resolução e memória RAM do iPad Air 2.
Saiba mais sobre o novo iPad Pro com tela de 9.7 polegadas em nosso artigo ou no site oficial da Apple. Veja também nosso comparativo com todos os modelos mais recentes do iPhone.