A Apple acabou de liberar para os desenvolvedores a segunda versão de testes (beta) do iOS 8 e do OS X Yosemite, e nós já estamos testando a atualização. Aparentemente, não houveram mudanças significativas, porém as melhorias internas foram várias, tendo inclusive vários problemas corrigidos.
Confira as principais mudanças da atualização do iOS 8.
Fotos do iCloud: Anunciado já na WWDC 2014 e agora disponível na segunda versão beta, o novo recurso irá melhorar a sincronização de fotos entre os dispositivos com o iCloud. Agora, o “Rolo da Câmera” será compartilhado automaticamente com todos os outros dispositivos, sem criar uma nova biblioteca de “Fotos Compartilhadas”. O antigo limite de 30 dias para as fotos salvas no iCloud agora foi substituído pelo espaço disponível na conta iCloud do usuário, garantindo que as fotos fiquem salvas por tempo indeterminado. Além disso, as fotos agora serão sincronizadas também com edições de recorte e filtros.
Fotos Apagadas Há Pouco: Na primeira versão beta do iOS 8, o aplicativo de Fotos tinha uma espécie de lixeira. Quando uma foto era apagada pelo usuário, antes de ser completamente removida do dispositivo do usuário ela ficava separada em um álbum aguardando confirmação para deletar o arquivo. Agora, as fotos enviadas para a lixeira serão apagadas automaticamente após 30 dias.
Novas opções no Assistive Touch: O recurso de acessibilidade agora conta com opções para abrir a Central de Controle e Central de Notificações.
Aplicativo Podcasts: Assim como o aplicativo iBooks, o Podcasts agora já vem pré-instalado no iOS 8.
Tela de chamada: Ao receber uma chamada, a foto do contato é exibida em tela cheia.
Ajustes do iMessage: O iMessage recebeu dois novos ajustes, sendo possível agora ativar ou desativar o recurso “Eleve para Ouvir” e também selecionar um período para apagar automaticamente as mensagens antigas.
Botões alterados em conversa do iMessage: Os botões da Câmera e Mensagem de Voz do iMessage foram alterados para a cor cinza. Na primeira versão do iOS 8, eles eram azuis.
Obs: a fonte utilizada nas palavras sugeridas (QuickType) também foi levemente alterada.
Dados Domésticos: O iOS 8 permite que os desenvolvedores integrem eletrodomésticos inteligentes aos seus aplicativos e ao Siri. Na atualização, é possível selecionar quais aplicativos terão acessos aos seus dispositivos conectados.
Tour pelo FlyOver: O aplicativo de Mapas agora faz uma espécie de tour (guia turístico) em 3D por cidades importantes.
- Aplicativos encerrando sozinhos constantemente
- Alto consumo de bateria
- Aplicativo Health e outros textos do sistema apareciam somente em Inglês
- Chaves do iCloud não eram reconhecidas
- Links da App Store e iTunes Store não eram reconhecidos corretamente
- Serviços de Localização ficam ativos constantemente
- O dispositivo demorava para ligar a tela ao apertar o botão liga/desliga
- Ligações de emergência pela tela de bloqueio não funcionavam
- Sugestões do teclado (QuickType) não funcionavam no iPad
- Sincronização com o iTunes por Wi-Fi não funcionava
E também algumas mudanças do OS X Yosemite.
Continuidade (Handoff) agora funcionando no Developer Preview 2:
Ícone das Preferências do Sistema levemente alterado:
Photo Booth: O aplicativo para tirar fotos com efeitos no Mac foi removido da primeira versão de testes do OS X Yosemite, porém já voltou nesta atualização, com um visual mais flat.
AirDrop: Não é mais necessário abrir uma janela do Finder para receber arquivos pelo serviço.
Dark Mode (Modo Escuro): Apesar da Apple ter anunciado na WWDC 2014, o modo escuro do OS X Yosemite ainda não ficou pronto a tempo de liberarem para os desenvolvedores. Porém já é possível por meio de códigos ter uma noção de como o novo tema será.
Caso encontrarmos mais novidades, estaremos atualizando a publicação.