A Apple disponibilizou hoje para os desenvolvedores a segunda versão de testes do iOS 10, três semanas após ter anunciado o novo sistema operacional na WWDC 2016 e, como esperado, a atualização trouxe algumas novidades. Confira tudo o que mudou na versão mais recente do iOS 10.
Aviso ao desbloquear o dispositivo.
Como mencionamos em outra publicação, a tela de bloqueio do iOS 10 agora é tratada como qualquer outro aplicativo — sendo necessário pressionar o botão início para ir até a tela inicial. Por conta disso, agora há um indicador no topo da tela para avisar o usuário quando o dispositivo for desbloqueado pelo Touch ID, mostrando que o acesso aos dados está liberado pelos widgets, busca e Siri na tela de bloqueio.
Novo fundo nas pastas da tela inicial.
A primeira versão de testes do iOS 10 já contava com um fundo diferente ao abrir as pastas na tela inicial. Ao que parece, a Apple ainda está indecisa sobre o fundo, que foi alterado novamente na segunda versão de testes do sistema. A animação ao abrir a pasta também foi levemente modificada.
Bloqueio Automático em ajustes de Tela e Brilho.
As opções de tempo para o “Bloqueio Automático” foram transferidas para os ajustes de “Tela e Brilho”. Até então, as configurações eram feitas por meio do menu de código e Touch ID.
Opção de saída de áudio no aplicativo Música.
A opção para escolher em qual fone de ouvido, alto-falante ou dispositivo reproduzir o áudio do iPhone agora é exibida também na tela de “reproduzindo agora” no aplicativo Música.
Indicador de carregamento na App Store.
Durante anos, a App Store sempre exibiu apenas uma página em branco até que o seu conteúdo fosse carregado. Com a atualização de hoje, é exibido na tela um indicador de “carregando” até a página ser carregada.
Loja de extensões do iMessage.
Como revelado na apresentação inicial da WWDC 2016, os desenvolvedores poderão criar extensões e stickers para o iMessage no iOS 10. Na segunda versão de testes do sistema já é possível ter uma ideia de como será a loja de extensões dentro do aplicativo — que ainda exibe apenas conteúdos da Apple.
Imagens em baixa qualidade no iMessage.
Agora é possível enviar imagens em baixa qualidade no iMessage, o que deve ajudar em conexões com velocidades mais lentas ou com limite de franquia.
Mostrar local estacionado no mapa.
Agora há uma opção nos Ajustes que permite ativar ou desativar o recurso que memoriza e exibe no mapa o local onde o carro do usuário foi estacionado.
Notificações expandidas sem 3D Touch.
O iOS 10 conta com uma visualização especial para as notificações, porém o recurso só estava disponível para os usuários do iPhone 6s com o 3D Touch na versão anterior. Agora, qualquer iPhone, iPod touch ou iPad no iOS 10 poderá visualizar as notificações expandidas.
Desbloquear com Touch ID sem clicar no botão Início.
A Apple provavelmente está ouvindo os feedbacks e estudando várias opções para o desbloqueio dos dispositivos. Agora, com a atualização de hoje, há uma opção para apenas encostar o dedo no Touch ID enquanto estiver na tela de bloqueio para abrir a tela inicial. Vale lembrar que a opção, por enquanto, só faz efeito quando a tela for ligada pelo botão Início — sendo inválida ao ligar com o Power.
Connect em “Para Você” no Apple Music.
Como demonstrado pela Apple anteriormente, a rede social Connect do Apple Music perdeu sua aba própria no aplicativo Música e foi integrada dentro da aba “Para Você”.
O sistema também teve diversos problemas corrigidos e várias melhorias internas com esta atualização. Assim que encontrarmos outras novidades estaremos atualizando esta publicação. O iOS 10 ainda está em fase de testes e não foi disponibilizado para todos os usuários, nem mesmo pelo programa público de testes da Apple.