A Apple disponibilizou hoje para os desenvolvedores a terceira versão de testes do iOS 10, que trouxe algumas novidades e corrigiu diversos problemas encontrados nas versões anteriores. Confira tudo o que mudou na versão mais recente do iOS 10.
Modo antigo de desbloqueio.
Como já foi mencionado algumas vezes aqui no site, a Apple fez grandes mudanças na tela de bloqueio do iOS 10, incluindo na forma como os dispositivos são desbloqueados. Por padrão, agora era necessário pressionar o botão Início para a ir até a tela inicial do iOS — e não apenas encostar o dedo no Touch ID. Depois de muita repercussão, esta nova forma de desbloqueio se tornou opcional e é possível voltar ao modo antigo com uma nova opção nos ajustes de acessibilidade.
Enviar dados de saúde para a Apple.
Agora é possível optar por enviar os dados do aplicativo Saúde — como atividades e exercícios — para a Apple aprimorar os recursos no sistema.
Permissão de aplicativos nos ajustes da Siri.
Com o iOS 10, os desenvolvedores poderão finalmente integrar seus aplicativos com a Siri — a assistente virtual da Apple. Apesar dos aplicativos compatíveis ainda não estarem disponíveis, já é possível visualizar um novo menu “Suporte do App” nas configurações da Siri, onde será possível definir quais aplicativos poderão ou não serem utilizados com a Siri.
Novo efeito ao abrir a Central de Notificações.
Nesta versão de testes do iOS 10 há um novo efeito ao abrir a Central de Notificações enquanto utiliza algum aplicativo. As notificações são exibidas suavemente conforme o usuário puxa a central para baixo.
Fechar notificações expandidas.
O usuário agora consegue fechar as notificações expandidas do iOS 10 de duas formas: arrastando a notificação para baixo ou apenas clicando no “X”.
Botões mais nítidos na Central de Controles.
Os botões e textos na Central de Controles agora estão mais nítidos, com uma cor mais escura e fonte em negrito.
Menus do aplicativo Música atualizados.
O aplicativo Música no iOS 10 passou por grandes mudanças em seu visual, e a Apple deve continuar testando várias possibilidades até o lançamento da versão final do sistema. Na atualização de hoje, os menus tiveram o visual levemente alterado.
Sons e vibrações.
Após ter voltado para o som antigo na segunda versão de testes do iOS 10, a Apple decidiu utilizar novamente o novo som do teclado apresentado ainda na primeira versão de testes do iOS 10. O som para bloquear a tela também foi alterado por um mais curto.
No iPhone 6s e iPhone 6s Plus, o usuário agora sentirá um feedback tátil ao bloquear a tela e colocar o aparelho no modo silencioso — ao invés de uma vibração comum.
Problemas corrigidos.
Foram corrigidos diversos problemas nesta atualização, incluindo relacionados com a App Store, Apple Pay, Apple Pencil, CarPlay, contas do Exchange, iBooks, backup do iCloud, iMessage, músicas, notas, ligações, fotos e Siri.
O iOS 10 ainda está em fase de testes e não foi disponibilizado para todos os usuários. Os interessados em testarem a atualização podem se inscrever gratuitamente no Programa Público de Testes da Apple.