Uma das novidades do iOS 15 é a possibilidade de rastrear o iPhone mesmo quando o aparelho estiver completamente desligado. No entanto, esse recurso não é compatível com todos os dispositivos que podem ser atualizados para a versão mais recente do sistema operacional.
“O iPhone continua rastreável após ser desligado. O app Buscar ajuda a localizar o iPhone em casos de perda ou roubo, até mesmo no modo Reserva de Energia ou desligado. Você pode alterar as configurações nos ajustes do app Buscar.”
Com o iOS 13, a Apple aprimorou a rede Buscar para permitir o rastreamento de dispositivos mesmo quando estão sem conexão com a internet. Para isso, os aparelhos utilizam a conexão Bluetooth para transmitirem a localização através de outro dispositivo Apple que esteja por perto.
Agora com o iOS 15, a Apple vai finalmente permitir que alguns aparelhos sejam rastreados mesmo quando estejam desligados. Não apenas isso, como também será possível rastrear o dispositivo mesmo após uma restauração completa. Com isso, a única maneira de desativar o rastreamento do Buscar iPhone é remover o ID Apple do dono do aparelho.
Por limitações tecnológicas, esse recurso não funciona com todos os iPhones e iPads que suportam o iOS 15. Confira abaixo a lista de modelos compatíveis com o rastreamento mesmo enquanto desligado:
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 12 mini
- iPhone 12
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
Esse recurso é baseado na tecnologia de banda ultra-larga (UWB), que faz parte do chip U1 da Apple. Apenas o iPhone 11 em diante (exceto o iPhone SE de segunda geração) contam com o chip U1, por isso apenas esses dispositivos podem ser rastreados mesmo quando estão desligados. O Apple Watch Series 6 também possui o chip U1, mas o recurso é exclusivo para iPhones até o momento.
Quem possui um iPhone ou iPad mais antigo ainda pode usar o app Buscar para rastrear o dispositivo mesmo quando estiver sem conexão com a internet, mas não ao ser desligado. Em dispositivos compatíveis, a informação sobre o rastreamento enquanto desligado é exibida nos ajustes do app Buscar.
De acordo com a Apple, esses dispositivos também podem ser localizados pelo app Buscar mesmo no Modo de Reserva de Energia. É como se o iOS 15 transformasse os iPhones com chip U1 em um AirTag gigante.
O iOS 15 está em fase de testes, disponível apenas para desenvolvedores e usuários cadastrados no Apple Beta Software Program. A atualização será lançada para todos os usuários ainda este ano.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.