Um rumor divulgado no início do ano já cogitava a substituição do iPad 2 como modelo de entrada por um mais atual, e hoje a Apple confirmou isso. Em todo o mundo, o iPad 2 que foi lançado em 2011 chegou ao seu fim, sendo substituído pelo iPad 4, lançado no final de 2012.
O iPad 4 já conta com um hardware muito melhor em comparação com o iPad 2, tendo o Chip A6X com gráficos Quad-Core, câmera iSight de 5 megapixels e frontal FaceTime HD, tela Retina e suporte à redes 4G LTE.
Assim como já acontecia com o iPad 2, o iPad de quarta geração está disponível somente na capacidade de 16GB nas cores preto e branco, tendo como opcional o modelo com redes 4G LTE. Nos Estados Unidos o modelo Wi-Fi do iPad 4 custa $399, enquanto o modelo com Wi-Fi e LTE custa $529. Já no Brasil, os preços são R$ 1499 para o modelo Wi-Fi e R$ 1799 para o modelo LTE.
Com o fim do iPad 2, muitos já comentam sobre a probabilidade da segunda geração do iPad não ter mais suporte a futuras atualizações de software, incluindo o iOS 8 que deve ser anunciado nos próximos meses.