O Spotify já se envolveu em várias polêmicas com a Apple após o lançamento do Apple Music em 2015, sendo uma delas relacionada com a falta da possibilidade de controlar com a Siri os apps de música feitos por terceiros. Com o iOS 13, a Apple decidiu ser mais flexível e trouxe essa possibilidade para os desenvolvedores. Em uma versão ainda em testes do Spotify para iPhone e iPad, o app finalmente oferece interações com a Siri.
Tom Warren, do The Verge, demonstrou em seu Twitter a versão beta do app funcionando com a Siri em seu iPhone. Os controles são similares aos que já existem para os usuários do Apple Music. No vídeo de Warren é possível ver, por exemplo, o pedido para a Siri tocar músicas da Taylor Swift no Spotify. A música rapidamente começa a tocar e algumas opções rápidas de controle de reprodução aparecem na tela.
Também é possível solicitar por uma música, álbum ou lista de reprodução específica. Apesar disso, ainda não há como definir um aplicativo padrão para reproduzir as músicas no iOS. Isso significa que o usuário sempre deve usar o comando “Tocar músicas no Spotify”. Ao falar apenas “Tocar músicas”, o comando é associado ao Apple Music — e não funcionará para os não-assinantes do serviço da Apple.
Há ainda outra restrição que deve desagradar alguns usuários. As APIs do SiriKit, que oferece as ferramentas para integrar os apps com a assistente virtual, ainda não contam com suporte ao HomePod. Dessa forma, quem tem o alto-falante inteligente da Apple continua restrito ao Apple Music se quiser controlar as músicas por voz.
O Spotify ainda não definiu uma data para lançar a atualização para todos os usuários.