AppsNotícias

App Coronavírus SUS traz notificação de exposição à COVID-19 da Apple e Google ao Brasil

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple e a Google lançaram juntas em maio deste ano uma interface de programação (API) para iOS e Android que notifica usuários sobre uma possível exposição ao novo coronavírus. Hoje (31), o Ministério da Saúde do Brasil anunciou que utilizará essa tecnologia das companhias americanas no aplicativo Coronavírus SUS.

A tecnologia de notificação de exposição é capaz de identificar se o usuário do aplicativo esteve próximo de alguém contaminado pela COVID-19. A API pode ser utilizada por órgãos públicos de saúde e está disponível tanto para iOS quanto Android, permitindo a criação de aplicativos multiplataforma.

Países como Canadá, Estados Unidos, Itália e Uruguai já lançaram aplicativos para monitorar a disseminação do vírus por meio dos aparelhos celulares. A partir de agora, o Brasil também está na lista dos países que adotaram essa tecnologia.

Os cidadãos vão participar ativamente no controle da doença, com apoio de tecnologia para alertar sobre exposição a novos infectados. O aplicativo é seguro e não tem acesso a nenhuma informação pessoal.

O Ministério da Saúde implementou o recurso no já existente aplicativo Coronavírus SUS, que foi criado originalmente para disponibilizar estatísticas sobre a pandemia e também dicas de prevenção. Com uma atualização do app, tanto os usuários de iPhone quanto de telefones Android vão poder participar do programa que alerta sobre uma possível exposição ao novo coronavírus.

Segundo o governo brasileiro, os pacientes que testarem positivo para a COVID-19 vão receber junto ao resultado do teste um código para ser inserido no aplicativo Coronavírus SUS. Ao inserir esse código, o sistema alertará outros usuários do app que estiveram próximos da pessoa infectada em algum momento. O processo é completamente anônimo e voluntário.

O sistema utiliza a conexão Bluetooth dos aparelhos para determinar se o usuário esteve perto de alguém que contraiu o novo coronavírus. Por isso, é importante que o Bluetooth do celular esteja sempre ativado para o app funcionar.

Se o aplicativo determinar você esteve próximo de alguém que testou positivo para COVID-19 nos últimos 14 dias, um alerta será emitido para informar sobre os possíveis sintomas da doença, além de recomendações para manter o isolamento social.

É importante ressaltar que, por utilizar apenas a conexão Bluetooth, o governo ou as empresas por trás da API não possuem acesso aos dados exatos de localização dos usuários do app. Cada aparelho possui uma chave anônima de forma que a identidade dos usuários se mantenha oculta.

A atualização para o aplicativo Coronavírus SUS já está disponível para usuários de Android na Google Play Store, enquanto a versão de iOS disponível na App Store será atualizada nos próximos dias.

No caso do iPhone, é preciso ter o iOS 13.5 ou versão mais recente do sistema operacional para utilizar a tecnologia de Notificação de Exposição à COVID-19. A Apple ressalta que, até o momento, as versões de testes do iOS 14 não são compatíveis com esse recurso.


Com informações de Ministério da Saúde, Tecnoblog e 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.