O iOS 13 e o novo iPadOS foram apresentados na WWDC 2019 para desenvolvedores. Apesar das várias novidades, um pedido antigo dos usuários de iPad ainda não foi atendido: tornar a Siri menos intrusiva na tela do tablet. Hoje (9), ninguém menos que Craig Federighi — o vice-presidente de softwares da Apple — confirmou em um email que a empresa estuda a possibilidade de corrigir isso no futuro.
O executivo da empresa confirmou a informação em resposta ao Juliano Rossi, que havia questionado Craig sobre a interface da Siri ocupar toda a tela do iPad e atrapalhar o uso. Juliano nos contou que pediu por algo similar ao que existe no Mac hoje, em que a Siri é exibida em uma pequena janela no canto da tela. Para a surpresa dele, o próprio chefão do iOS decidiu respondê-lo.
“Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que você gostou da apresentação. O que você descreveu certamente é um feedback válido. Infelizmente isso não é algo que podemos adicionar de último minuto, mas certamente vamos considerar para o futuro.” — Craig
Como o próprio Craig disse, a mudança certamente envolve várias partes do sistema e por isso não pode ser simplesmente adicionada nesta versão que já está em fase de testes com os desenvolvedores. Mas é bom saber que o executivos e os engenheiros já estão atentos ao pedido para que isso seja implementado na próxima versão do iOS, por exemplo.
Conceito imagina a Siri no iPad como é exibida no Mac
Com o iPadOS, a Apple aproveitou para tornar o sistema do tablet ainda mais completo e diferente em relação ao que existe no iPhone. Não é difícil de se imaginar uma mudança na Siri do iPad para aproximá-la da experiência que já existe no Mac.
Vale lembrar que o iOS 13 e o iPadOS só devem ser liberados para todos os usuários em setembro deste ano.