Mac

Curiosidade: novo MacBook Pro liga “sozinho” e não reproduz som clássico ao iniciar

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Os novos MacBooks Pro com a Touch Bar ainda estão em pré-venda e só devem chegar nas mãos dos consumidores em algumas semanas, porém a versão mais simples da nova geração já pode ser encontrada nas lojas, o que permitiu aos usuários descobrirem algumas mudanças curiosas nesta nova geração — duas delas muito comentadas na internet. Os computadores agora ligam “sozinhos” e não reproduzem mais aquele clássico som do Mac ao serem iniciados.

macbook-pro-2016-13-15

Muita gente se assustou ao tirar o novo MacBook Pro da caixa e notar que o computador já ligou em seguida sem qualquer comando do usuário. Ao que parece, a Apple habilitou uma nova forma de ligar as máquinas, que identifica quando a tampa da tela foi levantada e inicia o sistema logo em seguida, no caso de estar totalmente desligado. Ao ligar o Mac na energia, mesmo estando desligado, a situação se repete e o sistema é iniciado automaticamente.

A nova função resultou no fim de um dos detalhes clássicos dos Macs: o som de início. Aquele som que todo Mac faz assim que a tela acende ao ser ligado, conhecido como “Mac Startup Chime“, agora deixa de existir oficialmente nos novos MacBooks Pro. Como o sistema já é iniciado rapidamente logo ao abrir a tela, a Apple considerou que reproduzir o som espontaneamente poderia assustar alguns usuários.

Desde o primeiro Macintosh, o som de início se tornou uma característica dos computadores da Apple. Porém, apesar de muitos pensarem que é apenas uma “firula”, o som teve seu propósito. As máquinas da época eram mais sucetíveis a falhas logo na inicialização, sendo que, muitas vezes, a tela apenas congelava e o usuário não sabia se o computador realmente estava funcionando ou não. Os engenheiros da empresa então criaram o som de inicialização, que é reproduzido logo após alguns testes rápidos para indicar que o computador está sendo iniciado normalmente.

O som conhecido atualmente foi criado por Jim Reekes para ser utilizado no Macintosh Quadra, linha lançada em 1991, e foi adotado em outros Macs posteriormente, sendo definido como o som padrão de todos os computadores da Apple em 1996 por Steve Jobs — logo quando retornou à Apple. Atualmente, o “Startup Chime” talvez realmente não seja mais necessário, porém manteve-se como um ícone dos Macs até os dias atuais.

Felizmente, para aqueles que não gostaram das mudanças, o site Pingie descobriu que é possível desabilitar o início automático e habilitar o som clássico ao ligar os novos MacBooks Pro utilizando apenas alguns comandos no Terminal do sistema. Resta saber, porém, até quando a Apple irá permitir isso — e arrisco dizer que a alternativa pode desaparecer em breve.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.