Cada porcento da bateria é precioso para um usuário do iPhone. Mesmo com as novas gerações cada vez melhores e com atualizações do iOS que diminuem o consumo de energia, vale a pena aprender alguns métodos para fazer com que a bateria dure mais. Compartilharemos aqui algumas dicas para economizar bateria no iPhone.
Desativar atualizações em segundo plano:
Desde o iOS 7, há um recurso que atualiza as informações dos aplicativos automaticamente em segundo plano. Porém, deixar a opção ativada pode afetar muito a duração da bateria. Apesar de ser possível desativar apenas a atualização de alguns aplicativos, recomendamos desativar o recurso completo.
Serviços de Localização:
Os serviços de localização permitem que os aplicativos utilizem a localização em tempo real do dispositivo por meio do GPS, porém utilizar a localização pode consumir muita energia. Nas configurações da localização (Menu Privacidade), é possível selecionar quais aplicativos podem acessar o GPS do dispositivo. Desative aqueles aplicativos que achar desnecessário o uso do GPS. Também é possível marcar para que os aplicativos utilizem a localização apenas enquanto estiverem abertos.
Ainda nas configurações de localização, há também a opção de configurar quais serviços do sistema podem utilizar o GPS. Desative algumas opções que você não costuma utilizar, como por exemplo o Ajuste automático do Fuso Horário, iAds, Sugestões do Spotlight e os Locais Frequentes.
Rede Celular:
Muitas pessoas tem o costume de deixar ativado a opção “Dados Celulares” (internet da operadora), porém a conexão também é responsável por consumir uma quantidade considerável da bateria. Lembre-se sempre de desativar os dados quando não for utilizar mais a internet da operadora. Quando a internet não estiver em uso, configure também o serviço de voz para a rede 2G, ao invés de utilizar o 3G/4G, que consomem mais energia.
Wi-Fi e Bluetooth:
Desligar o Wi-Fi e o Bluetooth enquanto não estiverem sendo utilizados também ajuda a economizar energia. Ao utilizar a internet da operadora, desligue a conexão Wi-Fi. O Bluetooth também pode ser desligado, já que ambos ficam buscando constantemente por redes quando não estão conectados. É possível desligá-los pelo aplicativo Ajustes ou na Central de Controle.
Modo Avião:
Este dificilmente é utilizado, mas pode ser útil em alguns casos. Quando você estiver em algum local em que a cobertura do sinal da operadora for ruim, ou até mesmo estiver sem serviço, utilize o iPhone no Modo Avião. Assim, a antena deixa de forçar a busca do sinal da operadora, o que ajuda a economizar energia. Mesmo com o Modo Avião ativado, é possível utilizar Wi-Fi e Bluetooth normalmente.
Notificações:
As notificações dos aplicativos do iOS são, na maior parte, muito úteis. Porém, a tecnologia Push faz a checagem de novas notificações a todo instante, o que afeta diretamente no consumo de bateria. Desativar as notificações de alguns aplicativos, como de jogos ou outros que só costumam enviar propagandas, pode ajudar.
Brilho da Tela:
A tela do iPhone é o componente responsável por consumir a maior quantidade de energia do dispositivo. Quanto maior o brilho da tela, mais bateria será consumida. Em muitas situações, é possível ter uma boa visualização com o brilho da metade para menos. É importante lembrar de ajustar o brilho da tela manualmente conforme o ambiente em que você está, considerando que o ajuste automático acaba não ajudando em todas as vezes.
Atualização do Mail:
Assim como as notificações, por padrão, as contas configuradas no Mail buscam constantemente por novos emails recebidos. Nas configurações de cada conta de email, é possível desativar a busca automática por emails, o que acaba preservando a bateria. Há opções para fazer a busca manualmente, toda vez que o Mail for aberto, ou periodicamente (a cada 30 minutos, por exemplo).
iCloud:
O iCloud é um ótimo serviço, porém faz com que vários processos rodem simultaneamente em segundo plano para que tudo seja atualizado constantemente. Para aqueles que só possuem um dispositivo, ou não costumam utilizar algum dos serviços do iCloud (como a sincronização de Notas), é possível desativar algumas opções, que ajudarão na economia da bateria.
É claro que as dicas acima não devem garantir horas a mais de bateria, porém com certeza ajudam com mais alguns minutos. Vale a pena colocar em prática!