Desde o Apple Watch Series 4, o relógio inteligente da Apple conta com um sensor elétrico de frequência cardíaca capaz de realizar um eletrocardiograma (ECG). O recurso, porém, foi lançado apenas nos Estados Unidos e depois liberado em alguns outros países. Hoje (25), para a surpresa dos brasileiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalmente permitiu que a Apple habilite o ECG do Apple Watch no Brasil.
A novidade foi divulgada por meio do Diário Oficial da União, que confirma a autorização da Anvisa para que a Apple possa ativar o eletrocardiograma e todas as demais funções relacionadas para usuários do Apple Watch aqui no Brasil.
“Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta segunda-feira (25/5) a Resolução-RE 1.635 da Anvisa, que aprovou dois aplicativos da Apple para medição da frequência cardíaca por meio do Apple Watch, um relógio com diversos recursos tecnológicos inteligentes, entre eles softwares (programas) que auxiliam no monitoramento de dados relacionados à saúde do usuário.”
O ECG funciona por meio de um aplicativo dedicado no relógio, capaz de detectar sinais de irregularidade nos batimentos do coração, como a fibrilação atrial. Com o relógio no pulso, basta apenas colocar o dedo na coroa digital do Apple Watch durante de 30 segundos para fazer o eletrocardiograma. O resultado detalhado em PDF pode ser visualizado e compartilhado por meio do aplicativo Saúde do iPhone.
Por se tratar de um recurso médico, o ECG do Apple Watch depende da aprovação dos órgãos oficiais de saúde de cada país. Nos Estados Unidos, a liberação foi concedida pela Food and Drug Administration (FDA) alguns meses depois do Apple Watch Series 4 chegar às lojas, ainda em 2018. No Brasil, o recurso aguardava a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para evitar problemas, a Apple preferiu dificultar a ativação da tecnologia nos países em que o governo ainda não emitiu a autorização necessária para o uso.
Mesmo com a liberação, o eletrocardiograma e as notificações de ritmo cardíaco irregular ainda não estão disponíveis no Brasil. Isso porque a Apple ainda precisa fazer alguns ajustes para que os usuários possam acessar esses recursos por aqui, seja remotamente ou com uma nova versão do watchOS. E isso, é claro, ainda deve levar algum tempo até acontecer.
Em março deste ano, o watchOS 6.2 ativou o ECG do Apple Watch no Chile, Nova Zelândia e Turquia. Já na semana passada, a Apple liberou o watchOS 6.2.5 para habilitar o recurso na Arábia Saudita. É possível até que a empresa decida lançar uma outra atualização voltada aos usuários brasileiros antes da WWDC, mas não há indícios disso por enquanto.
De qualquer forma, a autorização do eletrocardiograma do Apple Watch no Brasil pela Anvisa já é uma ótima notícia!
Com informações de MacMagazine.