Assim como já havia sido comentado no final do mês passado, a Apple acaba de liberar para todos os usuários o watchOS 5.1.2. Além de melhorias para todos os modelos de Apple Watch compatíveis, a atualização finalmente trouxe o tão aguardado recurso de eletrocardiograma para o Apple Watch Series 4 — que conta com um sensor especial de ECG.
O ECG funciona por meio de um aplicativo dedicado no relógio, capaz de detectar sinais de irregularidade nos batimentos do coração, como a fibrilação atrial. Com o relógio no pulso, basta apenas colocar o dedo na coroa digital do Apple Watch durante de 30 segundos para fazer o eletrocardiograma. O resultado detalhado em PDF pode ser visualizado e compartilhado por meio do aplicativo Saúde do iPhone.
De acordo com a Apple, o eletrocardiograma é restrito aos Estados Unidos neste momento. Isso porque, por se tratar de um recurso médico, depende da aprovação de órgãos reguladores como a Food and Drug Administration (FDA). No Brasil, por exemplo, o recurso só pode ser ativado após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A atualização do watchOS 5.1.2 traz também novas complicações para o mostrador de infográfico, atalho para ativar ou desativar a função de Walkie-Talkie na Central de Controle e outros aprimoramentos.
Saiba como atualizar
Para atualizar o Apple Watch, certifique-se antes de estar próximo do iPhone emparelhado ao relógio e com conexão Wi-Fi disponível.
- Abra o aplicativo “Watch” no iPhone.
- Selecione a opção “Meu Relógio”.
- Vá até o menu “Geral”.
- Toque em “Atualização de Software”.
O Apple Watch precisa ter, no mínimo, 50% de bateria restante para que o processo de atualização seja iniciado. Mantenha o relógio no carregador durante a atualização.