A equipe de hackers Pangu acaba de liberar a primeira ferramenta oficial de jailbreak — processo de liberação do sistema — para o iOS 9. O processo pode ser realizado no iOS 9.0, 9.0.1 e 9.0.2, até o momento sem compatibilidade com a versão de testes do iOS 9.1.
De acordo com a equipe, a ferramenta é compatível com todos os dispositivos rodando uma das versões atuais do iOS 9, incluindo os novos iPhones 6s e 6s Plus, além do iPad mini 4. A única restrição no momento é a disponibilidade da ferramenta apenas para o Windows, sem funcionar com o OS X por enquanto.
Vale lembrar que as ferramentas de jailbreak do Pangu anteriores já foram alvo de polêmicas por conta de violações na segurança do dispositivo e roubo de informações dos usuários por meio de um aplicativo malicioso instalado durante o processo. Por isso, vale a pena aguardar algum hacker conhecido avaliar a ferramenta antes de realizar o jailbreak.
O Pangu para Windows já pode ser transferido pelo site oficial da equipe. A ferramenta pesa aproximadamente 73MB. Entre as recomendações, estão a importância de uma instalação limpa do iOS (caso tenha atualizado por OTA anteriormente) e fazer um backup completo no iTunes antes de qualquer coisa.