Utilizar o transporte público com o Apple Pay já era realidade há algum tempo em países como Reino Unido e Japão. Agora, alguns brasileiros também podem ter a mesma experiência. As estações do MetrôRio no Rio de Janeiro agora aceitam pagamentos feitos com o Apple Pay e outras carteiras digitais, além de cartões com a tecnologia de aproximação.
Ainda há algumas restrições para utilizar a novidade. Para começar, não é o Bilhete Único que funcionará dentro do aplicativo Wallet, mas sim o próprio cartão de crédito que será utilizado para efetuar o pagamento da passagem. Dessa forma, o cliente deve sempre confirmar a compra com o Face ID ou Touch ID no iPhone como em qualquer outra transação — isso não é necessário para cartões de vale-transporte que são devidamente implementados ao Apple Pay.
Além disso, apenas os cartões emitidos com a bandeira VISA serão compatíveis neste momento. Outras bandeiras como MasterCard ainda não são aceitas no MetrôRio, mesmo que o cartão esteja adicionado ao Apple Pay ou ofereça a tecnologia de aproximação. Não haverá a cobrança de taxas adicionais ao valor original da passagem.
De acordo com uma reportagem do G1, os terminais com NFC já estão disponíveis em todas as 41 estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. Segundo a empresa que oferece o serviço de transporte, a ideia é facilitar o acesso e reduzir o tempo nas filas. Eles também afirmaram que outros cartões serão aceitos em breve.
Fica agora a torcida para que outras cidades do Brasil também adotem essa tecnologia.