GeraliPad

Fábrica da Foxconn na China sofre explosão [actualizado]

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A fábrica onde são fabricados os iPads 2 – a Foxconn – explodiu hoje (dia 20) às 7 da tarde (horário da China). Por enquanto ainda não se sabe o que provocou a explosão, mas pelo que já sabemos, 16 pessoas ficaram feridas e 2 pessoas morreram. Veja um vídeo amador para ter a ideia do que aconteceu:


(Vídeo do Youtube – Blog do iPhone)

Como você deve ter percebido no vídeo, a explosão causou estragos, no entanto, ainda não foram avaliados. Após a explosão, foram para o local 10 carros de bombeiros, 10 carros da policia e algumas ambulâncias.

Poderá esta explosão atrasar a produção dos novos iPads? Infelizmente, poderá sim.

Actualização dia 21 de Maio às 09:48:

A Apple acabou de divulgar um comunicado pelo site AllThingsD, no qual lamenta o que aconteceu e que promete investigar o que aconteceu.

Estamos profundamente tristes com a tragédia na fábrica da Foxconn, em Chengdu. Nossos corações estão com as vítimas e suas famílias. Estamos trabalhando estreitamente com a Foxconn para entender o que causou este terrível evento.

Alem disso, a Foxconn também confirmou o número de mortes e feridos, e que também está a tentar ajudar na investigação do problema. Pelo que sabemos, tudo parece ter começado com um incêndio, que deu origem à explosão. Devido à explosão, o sector danificado está parado.

A Apple ainda não comentou se esta explosão poderá afectar o fornecimento de iPads.

Actualização dia 2 de Junho às 13:40:

Passado duas semanas, a fábrica da Foxconn abriu novamente, retomando a sua produção.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.