O Facebook tem planejado unificar as conversas do WhatsApp, Instagram e Messenger em um único aplicativo há algum tempo, e agora a empresa começou a colocar esse plano em prática. Durante a noite da última sexta-feira (14), o Instagram foi atualizado para oferecer uma opção que integra seu recurso de bate-papo com o Facebook Messenger.
Usuários do Instagram estão sendo notificados para unificar suas contas com o Facebook Messenger, o que traz as conversas e recursos do Messenger ao Instagram. “Há uma nova maneira de conversar no Instagram”, diz a mensagem com os ícones dois dois apps pertencentes ao Facebook.
Além de combinar as conversas dos dois serviços, a atualização também adiciona algumas das opções já disponíveis no Facebook Messenger, incluindo cores no chat, reações com qualquer emoji e deslizar para responder mensagens individuais.
De acordo com o Instagram, a unificação com o Facebook Messenger é opcional neste momento e os usuários podem recusá-la. No entanto, como observado pelo The Verge, o Instagram ainda não exibe as conversas do Messenger mesmo após aceitar a unificação das contas — o que provavelmente deve ser resolvido nos próximos dias.
Se tudo der certo, o próximo passo provavelmente será juntar os dois serviços com o WhatsApp. No ano passado, uma reportagem do The New York Times revelou que os funcionários do WhatsApp estão preocupados com essa integração, já que o aplicativo de mensagens instantâneas possui um sistema de criptografia avançada que pode ser afetado pela junção com outros apps.
Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.