Amanhã começa a WWDC 2017, a conferência mundial para desenvolvedores realizada anualmente pela Apple. Faltando menos de 24 horas para o evento — e assim também para o anúncio do iOS 11 — a empresa removeu da App Store todos os aplicativos desatualizados, que ainda utilizam apenas a arquitetura de 32 bits.
Na imagem acima, utilizamos como o exemplo o aplicativo “Banco de Séries” — que não foi atualizado com total compatibilidade para a nova arquitetura de 64 bits. Se você procurá-lo agora na App Store, já não deve ser mais possível encontrá-lo. O mesmo acontece com vários outros aplicativos antigos e desatualizados.
Ao menos por enquanto, ainda é possível encontrar os aplicativos antigos no histórico de compras da App Store, mas isso apenas se você já havia baixado anteriormente. Apesar disso, não se sabe até quando a Apple continuará disponibilizando estes aplicativos em 32 bits por lá. Vale lembrar que, no início do ano, o iOS passou a exibir uma mensagem para os usuários alertando que os aplicativos que não fossem atualizados para a arquitetura de 64 bits não iriam funcionar com futuras versões do sistema — provavelmente em referência ao iOS 11.
Ou seja, se alguns dos seus aplicativos favoritos estão nesta lista e você optar por instalar a versão de testes do iOS 11 amanhã, provavelmente não vai poder utilizá-los — ao menos até o desenvolvedor atualizar o app. Para quem continuar no iOS 10 e versões anteriores, os aplicativos desatualizados continuam funcionando normalmente.
Os que mais vão sofrer com isso são os donos de aparelhos antigos como o iPhone 5 e o iPad 4, que não possuem um processador de 64 bits e não devem ser atualizados para o iOS 11. Se a Apple forçar os desenvolvedores a utilizarem apenas a arquitetura de 64 bits daqui para a frente, nenhuma atualização de aplicativo irá rodar nos aparelhos antigos. Lembrando que a arquitetura de 64 bits chegou ao iOS em 2013, com o iPhone 5s e o chip A7 — e a adoção da tecnologia nos aplicativos era opcional até 2015.
Provavelmente a Apple irá falar sobre o assunto durante a WWDC 2017 nesta semana. E você, ainda possui algum aplicativo desatualizado?