O Final Cut Pro é um dos mais populares editores de vídeos entre profissionais da área e, por sinal, é desenvolvido pela própria Apple e está disponível apenas para Macs. Atualmente, o Final Cut Pro é vendido exclusivamente pela Mac App Store por meio de uma compra única, porém novas patentes da Apple indicam que o aplicativo pode ganhar um novo modelo de assinaturas em breve.
Conforme apontado pelo site Patently Apple, a Apple solicitou a atualização dos registros da marca “Final Cut Pro” na Europa para inclui-la na categoria “SaaS”, sigla para Software as a Service — ou Software como Serviço. Segundo a reportagem, os registros do Final Cut Pro haviam sido atualizados pela última vez em 2016.
Aplicativos “SaaS” são oferecidos por meio de uma assinatura regular ao invés da venda de uma licença definitiva. Entre os exemplos mais conhecidos, está o Office 365 da Microsoft e a suíte Creative Cloud da Adobe. Embora a alteração no registro não garanta que a Apple de fato mudará o modelo de vendas do Final Cut Pro, este é um forte indício de que a empresa ao menos considera essa hipótese.
Atualmente, o Final Cut Pro pode ser adquirido por R$1.699,90 na App Store. O usuário paga esse valor apenas uma vez e pode usar o aplicativo para sempre (desde que claro, a Apple mantenha o suporte do app para o Mac do usuário). Como apps que oferecem assinatura estão se tornando cada vez mais comuns, não é difícil de imaginar o Final Cut Pro sendo oferecido com uma assinatura mensal ou anual.
Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o assunto — e não há outros rumores sobre uma possível mudança na estratégia de vendas do Final Cut Pro.