A Apple lançou hoje (25) uma nova versão do editor de vídeo profissional Final Cut Pro X, disponível exclusivamente para Mac. A versão 10.4.9 do aplicativo vem com melhorias para projetos com mídia proxy, recorte automático de vídeo para redes sociais, novos controles para vídeos em ProRes RAW e mais.
Para facilitar o trabalho daqueles que estão desenvolvendo projetos remotamente, a Apple aprimorou o uso da mídias proxy para serem ainda mais leves e confiáveis, mesmo com arquivos de alta resolução. A nova versão do Final Cut Pro X permite criar arquivos proxy em ProRes Proxy ou H.264 com apenas 12,5% do tamanho da mídia original, além de facilitar a exportação de mídias proxy, imagens e áudios para armazenamentos externos.
Aos que trabalham com redes sociais, a atualização mais recente do Final Cut disponibiliza uma função de recorte automático dos vídeos para os formatos mais populares da internet, incluindo publicações do Instagram, Snapchat e Twitter. O editor de vídeo é capaz de analisar as cenas para aplicar o melhor recorte com base nos movimentos ou também nos elementos como textos e imagens.
E para quem lida com projetos avançados, a nova versão do Final Cut Pro X permite que os editores ajustem configurações como ISO, temperatura das cores e exposição diretamente no inspetor de mídias ProRes RAW. A Apple também aplicou sua tecnologia Metal para processar arquivos RED RAW e Canon Cinema RAW Light com mais agilidade. Segundo a empresa, converter vídeos 8K RED RAW para ProRes 422 ficou até duas vezes mais rápido no Mac Pro e até três vezes mais rápido no MacBook Pro.
Há ainda suporte ao formato 8K Canon Cinema RAW Light, atalhos para transições de áudio entre clipes, aprimoramentos na pré-visualização de conteúdos em 3D e mais. Junto com o Final Cut, a Apple também lançou novas versões do Motion e Compressor. A atualização do Motion vem com suporte ao formato USDZ para a importação de modelos em 3D, enquanto o novo Compressor traz compatibilidade com os efeitos LUT.
O Final Cut Pro X pode ser adquirido na App Store do Mac por R$1.099. Usuários que já possuem o programa podem atualizá-lo gratuitamente. Estudantes podem adquirir o Final Cut Pro X e outros aplicativos profissionais da Apple em um pacote especial vendido por R$749,90. A atualização requer um Mac com o macOS Mojave 10.14.6 ou versão mais recente do sistema operacional.
iMovie
Além do Final Cut Pro X e as ferramentas Motion e Compressor, a Apple também atualizou hoje o iMovie — seu editor de vídeo mais básico para iOS e macOS. O aplicativo ganhou três novos filtros de vídeo e 25 novas faixas de trilha sonora, além de correções de problemas e melhorias em geral.
O iMovie é gratuito e está disponível na App Store do iOS e também na App Store do Mac. A versão mais recente do aplicativo requer um dispositivo com o iOS 13.4 ou um Mac com o macOS Catalina 10.15.6 ou versões mais recentes dos sistemas operacionais.