Apesar do iOS 8 ainda estar sendo constantemente aprimorado, já estamos a cerca de quatro meses para a Apple apresentar o iOS 9 na WWDC 2015. De acordo com algumas informações obtidas pelo 9to5Mac, este ano, ao invés de novos recursos, o foco do iOS 9 será apenas um: desempenho.
Desde 2007, a Apple vem lançando anualmente uma nova versão do iOS com diversos novos recursos — afinal, é o que mais chama a atenção da mídia e dos usuários. Em 2013, a empresa anunciou o iOS 7, com um visual totalmente diferente das versões anteriores, tendo como sucessor o iOS 8 e suas diversas novidades, como o recurso de Continuidade, Saúde, Apple Pay e novas ferramentas para desenvolvedores.
Para 2015, a Apple não pensa em colocar muitos novos recursos no iOS 9, mas sim focar em melhorar de modo significativo o desempenho e a estabilidade do sistema. Os engenheiros que estão trabalhando no iOS 9 foram instruídos para corrigir o máximo de problemas possíveis no sistema, além de torná-lo mais leve e rápido. A Apple também estaria fazendo o possível para reduzir o tamanho do sistema, pensando nos usuários de dispositivos com 16GB de capacidade.
O iOS 9 estaria inclusive sendo chamado de “Snow Leopard do iOS”, que, aos que ainda não conhecem, o Snow Leopard até hoje é considerada a versão mais estável e rápida do OS X. A Apple lançou poucas novidades, porém melhorou muito o desempenho do sistema.
Mas, nem tudo são flores. De acordo com algumas informações, a Apple pode abandonar o suporte a diversos dispositivos antigos, mantendo somente os iPhones e iPads com o processador de 64-bits. Isso significa que o iPhone 4s, 5 e 5c, além do iPad 2, iPad mini de primeira geração e o iPod touch de quinta geração podem não receber mais atualizações em 2015.
É claro que podemos esperar algumas mudanças para o próximo iOS, como algumas melhorias no sistema de mapas e novidades para a Siri, porém, nada muito significativo. A Apple deve anunciar a WWDC 2015 nos próximos meses, assim também devem surgir mais informações sobre as futuras atualizações.