O Apple Pay, sistema de pagamentos móveis da Apple, foi apresentado com o iPhone 6 e Apple Watch em setembro de 2014 e, após mais de um ano, a expansão mundial segue lentamente, disponível em poucos países. Um documento com o planejamento de 2016 da MasterCard, enviado ao site 9to5Mac por uma fonte anônima, revela que o Apple Pay deve chegar ainda neste ano ao Brasil e outros países.
Além do Brasil, países como o Canadá, China, Hong Kong e Japão também estão inclusos nos planos da empresa para receberem o sistema de pagamentos da Apple em 2016. Caso o documento seja verídico, a disponibilidade do Apple Pay saltaria de 5 para 10 países — 11 se incluir a França, que também já havia sido mencionada em rumores anteriores.
O suposto planejamento da empresa também menciona a expansão do Samsung Pay, anunciada recentemente com o Galaxy S7, o que corrobora a veracidade da informação. Inclusive, o Apple Pay e o Samsung Pay estão previstos para chegarem ao Brasil na mesma época. No final do ano passado, outro rumor já indicava que a MasterCard do Brasil estava preparando seu sistema para suportar estes sistemas de pagamentos móveis.
No início do ano, o Apple Pay foi lançado na China em parceria com a UnionPay, além de continuar sendo expandido para mais bancos nos Estados Unidos. Os novos países devem ser anunciados entre a WWDC 2016 — em junho — e o lançamento dos novos iPhones, em setembro.