O iCloud facilitou muito para que os usuários de iPhone, iPod touch e iPad pudessem salvar suas fotos na nuvem e sincronizá-las entre todos seus dispositivos. Apesar disso, muitos ainda se confundem sobre como funciona o serviço. Atualmente, a Apple fornece duas opções para salvar as fotos na nuvem: Fototeca do iCloud e Compartilhamento de Fotos. Explicaremos aqui como cada uma das opções funcionam e qual é a mais recomendada.
Compartilhamento de Fotos:
O Compartilhamento de Fotos foi a primeira opção de sincronização de fotos no iCloud apresentada pela Apple em 2011, com o iOS 5. Como o nome sugere, esta opção não salva todas as fotos no iCloud, mas sim, apenas sincroniza com todos os dispositivos do usuário.
Com o Compartilhamento de Fotos ativado, todas as fotos e vídeos capturados por um iPhone, iPod touch ou iPad são sincronizados com os demais dispositivos registrados na mesma conta do iCloud. Ao invés do limite ser baseado em capacidade de armazenamento, o Compartilhamento guarda as fotos no servidor por apenas 30 dias ou até completarem 1000 fotos. Assim que um dos limites forem atingidos, as fotos vão sendo apagadas do iCloud, ficando disponíveis apenas localmente nos dispositivos em que foram transferidas.
As fotos e vídeos sincronizados pelo Compartilhamento de Fotos aparecerão no aplicativo Fotos do iOS e OS X no menu Compartilhado como “Meu Compartilhamento”, separados do Rolo da Câmera. Ou seja, as fotos ficam duplicadas no dispositivo original em que a mídia foi capturada, o que consome mais armazenamento interno. Uma imagem ou vídeo apagado do Compartilhamento de Fotos não desaparece do Rolo da Câmera, mas sim de todos os outros dispositivos sincronizados. Apagar uma imagem do Rolo da Câmera também não faz com que a mídia seja apagada no Compartilhamento. Ambos são independentes.
Para ativar o Compartilhamento de Fotos, vá até o aplicativo Ajustes do iOS, depois abra o menu “Fotos e Câmera”. Lá, ative a opção “Enviar para Meu Compartilhamento“. Vale lembrar também que as fotos sincronizadas pelo Compartilhamento de Fotos tem a qualidade levemente reduzida. Para mais informações sobre o Compartilhamento de Fotos, acesse o artigo oficial da Apple.
Em resumo: se você procura uma solução para armazenar suas fotos definitivamente na nuvem, o Compartilhamento de Fotos não é a melhor solução. Esta opção apenas sincroniza as fotos e vídeos entre os dispositivos e apaga do servidor após um curto período de tempo, não permitindo inclusive acessar as fotos e vídeos sem estar conectado ao iCloud em um dispositivo (ou central do iCloud, no caso do Windows). Por fim, as fotos tem a qualidade reduzida. A vantagem seria apenas a possibilidade de sincronizar um número alto de fotos entre todos os dispositivos, sem depender de armazenamento disponível no iCloud.
Fototeca do iCloud:
A Fototeca do iCloud é um recurso novo, lançado há pouco menos de um ano no iOS 8. Diferente do Compartilhamento de Fotos, a Fototeca do iCloud armazena definitivamente na nuvem todas as fotos e vídeos capturados pelo usuário, sincronizando entre todos os dispositivos e permitindo acessá-las por qualquer computador.
Ao invés de contar com um limite de dias ou número de fotos, a Fototeca do iCloud ocupa diretamente o espaço disponível na conta do usuário. Ou seja, no caso de uma conta gratuita do iCloud, você pode sincronizar quantas fotos quiser, dentro do limite de 5GB. Se o espaço acabar, você é obrigado a comprar mais espaço para continuar sincronizando as fotos e vídeos. Todas as mídias são sincronizadas na qualidade original em que foram capturadas, sem qualquer tipo de compressão e perda de qualidade.
Como o nome já sugere, as bibliotecas de todos os dispositivos do usuário são unificadas em uma só, sendo sincronizadas constantemente pelo iCloud, ao contrário do Compartilhamento de Fotos, que mantém o Rolo da Câmera original em cada dispositivo e um álbum separado para sincronizar entre todos. A mesma biblioteca de fotos do iPhone, estará disponível no iPad e no Mac também, com todas as alterações sincronizadas. Outra vantagem da Fototeca do iCloud é que até mesmo as edições nas fotos — como efeitos e recortes — são sincronizados.
Mais uma vantagem da Fototeca do iCloud é a possibilidade de acessar todas as fotos e vídeos da biblioteca pelo site do iCloud, sem a necessidade de ter um dispositivo da Apple ou baixar o painel do iCloud em um computador com Windows. Por lá, o usuário pode não só ver as mídias, como também enviar fotos e vídeos, que serão sincronizados entre todos os dispositivos e armazenados no iCloud.
Para ativar a Fototeca do iCloud, abra o aplicativo Ajustes do iOS e, em seguida, vá até o menu “Fotos e Câmera”. Lá, ative a opção “Fototeca do iCloud“. Depois de ativada, o usuário também pode optar se deseja salvar todas as fotos naquele dispositivo (Transferir e Manter Originais) ou manter apenas as fotos mais recentes no dispositivo, deixando as mais antigas apenas no iCloud (Otimizar no dispositivo). Para quem possui um dispositivo com 8GB ou 16GB de capacidade, a opção Otimizar é recomendada. Mais informações sobre a Fototeca do iCloud podem ser encontradas em um artigo oficial da Apple.
Em resumo: a Fototeca do iCloud é a melhor opção para quem não pensa só em ter as mesmas fotos em todos os dispositivos, mas sim manter uma cópia de toda a biblioteca na nuvem. As fotos e vídeos são enviados para o servidor em sua qualidade original, utilizando o espaço disponível na conta iCloud do usuário. O fato de até mesmo as edições realizadas nas imagens serem sincronizadas e ser possível visualizar e alterar a biblioteca de fotos pelo site do iCloud são pontos muito fortes contra o antigo Compartilhamento de Fotos. O único problema, para aqueles que tiram muitas fotos, é que os 5GB gratuitos do iCloud podem não ser suficientes para armazenar fotos e vídeos em alta qualidade, então pode ser necessário assinar um plano com mais espaço.
A publicação teve como foco o uso das ferramentas do iCloud para sincronização de fotos no iOS, porém os procedimentos são válidos para o Mac e o aplicativo Fotos, como também o Windows e o Painel do iCloud. Vale lembrar que, mesmo com as fotos na nuvem, sempre é recomendado manter uma cópia local de todas as mídias do dispositivo.
Você pode encontrar estas e outras dicas para iOS em nossa categoria especial do site, ou também no menu “Dicas” do nosso aplicativo para iPhone.