Todo ano em véspera de lançamento de iPhone novo a história é a mesma: os rumores e vazamentos surgem aos montes na internet. Apesar dessa “tradição”, a Apple nunca confirma nada até o último instante antes da apresentação oficial, mas parece que nesse ano a coisa foi um pouco diferente. Isto porque o governo tailandês aparentemente teria confirmado recentemente o lançamento de dois novos modelos do iPhone.
Toda a polêmica começou quando o secretário geral do órgão responsável por aprovar os aparelhos de comunicação na Tailândia (o mesmo que a Anatel, no Brasil) publicou em sua conta do Twitter que dois modelos da nova geração do iPhone foram homologados e aprovados para serem comercializados no país.
O país possui algumas regras quanto ao processo de homologação de aparelhos, que tornam obrigatória a divulgação da aprovação de qualquer dispositivo. A Apple teria pedido sigilo total na homologação dos dois modelos, porém o governo se restringiu a não divulgar apenas as especificações dos tais. Inclusive os códigos dos aparelhos foram divulgados, sendo A1524 e A1586.
Após a divulgação, alguns executivos da Apple teriam conversado com os líderes do órgão tailandês sobre a divulgação. A empresa reclamou pelo fato das informações terem sido expostas, por se tratar de algo totalmente sigiloso. Mesmo assim, o secretário Takorn Tantasith relembrou as regras do país e disse que nenhuma outra informação sobre os aparelhos foram anunciadas. Apesar do ocorrido, a Apple não estaria interessada em penalizar a Tailândia.
Tal aprovação teria reforçado os rumores de que a Apple irá lançar duas versões da próxima geração do iPhone em tamanhos diferentes, e que a chegada dos aparelhos ao mercado está próxima. Curiosamente, a Tailândia nunca esteve entre os primeiros países que receberam os lançamentos da Apple, dando indícios de que a empresa pode estar planejando um lançamento “mundial” da nova geração do iPhone.
Curiosamente, um executivo da Apple chegou a comentar com o governo tailandês que o aparelho não necessariamente será chamado de “iPhone 6”. Seja como for, a confirmação deve acontecer nas próximas semanas em um evento da Apple.