Hoje é dia de festa na Apple. O motivo? Nada mais que o aniversário de 30 anos do Macintosh! O primeiro computador pessoal da Apple que revolucionou o mundo e mudou a forma como interagimos com a tecnologia no presente. Em uma era onde os computadores eram arcaicos, caríssimos e muito difíceis de serem utilizados por pessoas que não entendiam nada do assunto, Steve Jobs prometia lançar algo que mudaria tudo isso.
Em 24 de janeiro, a Apple irá apresentar o Macintosh. E você verá porque 1984 não será como “1984”.
O primeiro comercial do Macintosh foi exibido pela primeira vez nos Estados Unidos durante um intervalo Super Bowl, e faz referência ao livro “1984” de George Orwell, onde o Big Brother controlava a todos. A Apple aproveitou para comparar a IBM com o Big Brother, sendo que na época a empresa dominava o ramo dos computadores, e Steve Jobs estava prestes a mudar isso. O comercial é considerado até hoje um dos melhores já exibidos em todo o mundo.
Durante 30 anos o Macintosh recebeu diversas mudanças, ganhou uma versão portátil (PowerBook), maior performance, entre outras. Porém uma das mudanças mais importantes na história da linha Macintosh aconteceu em 1998, quando Steve Jobs apresentou o primeiro iMac. O computador foi o primeiro produto da Apple desenhado por Jony Ive, tendo um visual totalmente diferente dos computadores da época, com curvas e um plástico translúcido que permitia o usuário ver todo o conteúdo interno da máquina. Algum tempo depois, outros modelos do iMac foram lançados em cores diferentes. Na época, também foi um dos primeiros que possuíam acesso à rede de internet doméstica.
Um vídeo feito pela própria Apple mostra um pouco da evolução do Macintosh, assim como alguns depoimentos de pessoas que trabalharam com o Mac durante todos estes anos.