AppsGeraliOSiPadiPhone

Hacker descobre aplicativo secreto da Apple para criar mapas internos de estabelecimentos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

O famoso hacker e desenvolvedor Steve Troughton-Smith descobriu recentemente um novo aplicativo secreto lançado pela Apple na App Store: o Indoor Survey. O aplicativo, basicamente, permite que o usuário faça o mapeamento completo de um local interno — com foco em estabelecimentos — para disponibilizar posteriormente nos mapas da Apple.

Indoor Survey Apple

O aplicativo está oculto e não pode ser encontrado na App Store normalmente, apenas pelo link direto. Mesmo assim, ainda é necessário um ID Apple específico para abrir o Indoor Survey. Dentro do aplicativo, o usuário utiliza a localização do dispositivo e vai caminhando dentro de um estabelecimento para fazer o mapeamento do local. Depois, fixa alguns pontos de interesse no local mapeado.

O projeto está relacionado com o Maps Connect — também da Apple — que permite aos donos de estabelecimentos enviarem todas as informações dos lugares para serem adicionadas aos mapas da Apple. Desde 2013, a Apple vem comprando diversas empresas relacionadas ao mapeamento, incluindo a WifiSLAM, responsável por uma tecnologia para registrar ambientes internos com precisão utilizando as antenas Wi-Fi próximas. A tecnologia iBeacon — que envia sugestões e propagandas para o usuário baseado em sua localização dentro de um estabelecimento — também pode ser utilizada no Indoor Survey.

Com isso, é válido considerar que a Apple esteja se preparando para lançar os mapas internos ao público, o que provavelmente deve estar incluso nas novidades do iOS 10.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.