A popularização deste “celular” é algo que nunca deveria ter ocorrido, e o Ministério Público quer fazer estes comerciantes ilegais juntarem as tralhas e pararem de vender estes aparelhos telefônicos que causam problemas em tudo, e se você tem um, pode se preparar para começar a juntar sua grana pois vai ter que comprar outro aparelho celular.
Segundo a Anatel, cerca 20% dos números de telefones que circulam no país estão usando aparelhos sem certificação da Anatel — que é aquele método para homologar os aparelhos que nem a ANATEL fez com o iPad (que demorou anos) e o iPhone, sendo que 40% são clientes de planos pré-pagos. E isso prejudica qualquer fabricante, e principalmente a Apple, pois é maior os números de aparelhos clones do iPhone, e, se quiserem saber o valor que elas perdem para estes aparelhos, são 1 bilhão de reais perdidos, duas vezes mais que 2008.
Para fazer a festa rolar, o Ministério Público quer que as operadoras bloqueie estes aparelhos, porém, há uma grande dificuldade em fazer isso. Uma idéia antiga, é bloquear o IMEI do aparelho, mas como estes caras são, muitos deles tem um IMEI parecido com de outros aparelhos, ou seja, se eu tenho um xing-ling, ele pode ser o mesmo IMEI que o seu celular, e um bloqueio disso, todos perdem. Outra coisa seria um tipo de senha para acoplar os chips no aparelho celular que seria vendido só para celulares certificados pela ANATEL.
Isto será uma tarefa complicada, contudo, que nós, usuários do iPhone, teremos certas dificuldades para usar ele no país, mais uma vez, porém isso depende do método de bloqueio que a ANATEL vai impor. Antes que fale que eles atrapalham pessoa que você não tem nem haver, fique em mente, que estes aparelhos podem ser prejudiciais na sua saúde.
Com informações de Blog do iPhone.