Os rumores do Apple Car voltaram com força nos últimos dias, sugerindo que a Apple continua trabalhando a todo vapor em seu primeiro carro elétrico. Após a publicação de uma reportagem do site coreano Hankyung, a Hyundai confirmou (e depois negou) que participou de discussões com a Apple sobre a produção do Apple Car.
A reportagem original do site coreano alega que a Apple e a Hyundai Motor estavam negociando para que a montadora seja responsável pela fabricação do tão aguardado Apple Car. Caso o acordo seja fechado, a Hyundai montará tanto os carros elétricos da Apple como também as baterias especiais que vão alimentá-los.
De acordo com o Hankyung, parte do desenvolvimento dos componentes do Apple Car será realizado em uma das fábricas da Hyundai Motor nos Estados Unidos. A reportagem também corrobora o que Mark Gurman, da Bloomberg, disse nesta semana sobre o Apple Car ainda estar cinco ou até sete anos longe de ser lançado. Segundo rumores, o carro da Apple deve ser anunciado em 2027.
Apesar disso, a Hyundai fez algo inesperado e confirmou todos esses rumores após a publicação da reportagem. Um porta-voz da montadora disse em entrevista para a CNBC que a Apple está discutindo a montagem do Apple Car “com uma variedade de montadoras globais, incluindo a Hyundai Motor”. Porém, após a repercussão, a empresa voltou atrás em sua declaração.
Essa não é a primeira vez que rumores sugerem que a Apple realizará parcerias para fabricar seu próprio carro elétrico já que a empresa não conta com fábricas especializadas na produção de carros. No ano passado, a Reuters disse que a produção do Apple Car deve começar em 2024 com uma “tecnologia revolucionária de bateria” que oferece maior duração e também baixo custo de produção.
Ainda não está claro quando a Apple irá de fato anunciar o Apple Car, mas parece que a empresa tem planos consistentes para lançá-lo antes da próxima década.
Artigo publicado originalmente pelo autor no site 9to5Mac.