Assim que o novo MacBook Air foi lançado, muitos já pensaram “Quanto tempo vai levar até a iFixit colocar as mãos em um e desmontá-lo?”. Não demorou muito. Dois dias depois do lançamento do notebook no evento Back to the Mac, aqui está ele, com todos os seus componentes internos revelados.
A primeira coisa que chamou a atenção do pessoal da iFixit foi o dispositivo USB contendo o Snow Leopard e o pacote de programas iLife ’11. Eles acreditam que o pen drive seja apenas para leitura, mas não chegaram a conferir. Um outro detalhe: o botão “liga/desliga” agora é parte integrante do teclado e não fica mais acima dele, como nos modelos anteriores.
A segunda coisa que chamou atenção foram os parafusos em formato incomum de estrela, na parte de baixo do notebook. Parece que a Apple não quer seus usuários desmontando o novo brinquedo. Esse sentimento permanece quando a carcaça é retirada e o interior do MacBook Air é revelado.
O interior é lindamente desenhado, modelado de forma que as partes pareçam removíveis, mas na prática, é quase impossível de atualizar suas peças. Por exemplo, o flash drive de 64 GB, que poderia ser facilmente removido, se não fosse o formato em cinco pontas do parafuso que o prende à placa lógica. E isso vale para quase todas as peças do MacBook Air.
Como nos MacBooks Air já lançados, a memória RAM é soldada à placa lógica e não pode ser substituída. O conselho da iFixit é comprar o notebook de 4 GB.
O microfone mudou de lugar. Ao invés de ficar na tela, como nos modelos anteriores, ele agora fica no corpo do notebook, próximo aos fones de ouvido. Para ver o processo completo de desmontagem do MacBook Air, vá para a página da iFixit.