MacNotícias

iFixit revela como a Apple pode ter corrigido os problemas de teclado no MacBook Pro

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple lançou na última quinta-feira (12) uma nova geração do MacBook Pro. Além de processadores mais rápidos e tela com tecnologia True Tone, vários outros aspectos do notebook foram aprimorados — entre eles, o teclado. Até então, a empresa disse apenas que o teclado está “melhor e menos barulhento”. Mas, de acordo com a iFixit, as mudanças foram muito além disso.

A empresa especializada em reparos descobriu que há uma nova camada de silicone que protege os componentes de cada tecla do MacBook Pro de 2018. E embora essa mudança de fato tenha deixado o teclado mais silencioso, já que reduz o impacto do contato entre as teclas e o mecanismo, o motivo principal certamente é evitar que resíduos atrapalhem o funcionamento do “mecanismo borboleta”.

Para quem não sabe, a Apple anunciou recentemente um recall para todos os seus MacBooks lançados desde 2015 com este novo modelo de teclado, que é mais fino e com mecanismo diferenciado. Por conta das teclas quase não terem espaço interno, se tornou um problema comum entre os usuários ver o teclado deixar de funcionar após o acúmulo de sujeiras (como poeira) no interior da máquina. E como a maioria dos componentes são soldados, é quase impossível trocar apenas a tecla defeituosa.

Com a camada de silicone, a poeira e outros resíduos não devem mais chegar ao mecanismo, evitando assim todos esses problemas das últimas gerações de MacBooks. Curiosamente, a Apple já havia até mesmo patenteado essa ideia há algum tempo.

Mas, se o problema foi corrigido, por que a Apple não divulgou isso? Afinal, o caso teve uma repercussão enorme na mídia. Para o colunista de tecnologia John Gruber, admitir que a situação foi resolvida automaticamente faz com que a Apple assuma que houve de fato um problema de engenharia com os modelos anteriores. Neste momento, a empresa está sendo processada por vários clientes ao redor do mundo, então admitir o erro pode não ser uma boa ideia legalmente.

Ainda é cedo para afirmar que isso vai acabar de vez com os problemas das teclas deixando de funcionar, mas é bem provável que o número de usuários que precisam de suporte técnico para isso seja bem menor a partir de agora. Além disso, no caso de problemas com o teclado, a Apple segue oferecendo reparo gratuito para os clientes.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.