iPhoneRumores

Imagem vazada mostra pela primeira vez iPhone 12 Pro com scanner LiDAR

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Mesmo com o futuro incerto devido ao coronavírus, a Apple segue trabalhando no desenvolvimento da próxima geração do iPhone — que deve ser anunciada no final deste ano. Hoje (5), pela primeira vez, uma imagem vazada revelou uma mudança importante no “iPhone 12 Pro“: a adição do scanner LiDAR na câmera traseira do aparelho.

A imagem em questão foi publicada pelo usuário @Choco_bit, que alega já ter trabalhado para a Apple e tem em seu Twitter várias outras informações sobre produtos ainda não lançados pela empresa — como a versão preliminar do iOS 14 que vazou no início do ano. Ele não especificou a origem da fonte, mas a ilustração parece ter sido retirada de alguma documentação interna da Apple.

É possível notar uma mudança considerável na câmera traseira do iPhone. Além das três lentes que já existem no iPhone 11 Pro, o desenho mostra um novo sensor que lembra muito o scanner LiDAR do iPad Pro de 2020. A informação corrobora outros rumores que já apostavam em um novo iPhone com o sensor de mapeamento 3D neste ano.

O scanner LiDAR é um sensor que consegue medir a distância entre qualquer objeto que esteja em um raio de alcance de até 5 metros. Ele emite vários pontos infravermelhos que, combinados com as duas câmeras, conseguem recriar os ambientes em 3D.

Com isso, os cálculos para posicionar elementos na imagem do ambiente serão mais rápidos e precisos em aplicativos de realidade aumentada. No iPhone, o sensor certamente será aproveitado também para melhorar a qualidade das fotos e vídeos capturados com o celular.

O resultado final do aparelho, caso a imagem seja verídica, ficará similar ao do conceito abaixo, criado pelo designer Ben Geskin.

Além do sensor LiDAR, o iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max devem ganhar suporte para conexões 5G, câmeras aprimoradas, processador “A14” mais rápido e visual atualizado. O novo design deve ser similar ao do iPhone 4, com as laterais retas. A Apple também está trabalhando em novos sensores do Face ID para diminuir o recorte no topo da tela, assim como as bordas em torno do painel OLED.

Com a paralisação dos trabalhos por conta da pandemia de coronavírus, analistas de tecnologia acreditam que o lançamento do iPhone 12 — antes previsto para setembro deste ano — possa ser adiado.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.