Apenas duas semanas após o lançamento oficial para o público, o iOS 10 segue registrando números recordes de adoção entre os usuários da plataforma. De acordo com dados da Mixpanel Trends, a nova versão do sistema já é utilizada em mais de 48% dos iPhones, iPods touch e iPads, ultrapassando a adoção do iOS 9.
Desde quando o iOS 10 foi liberado, no dia 13 de setembro, os números de adoção já se mostraram maiores em comparação com o iOS 9 no mesmo período do ano passado. Enquanto o iOS 10 já havia sido instalado em mais de 14% dos dispositivos em apenas 24 horas, o iOS 9 havia registrado apenas 12% em seu primeiro dia. Uma semana depois, com o lançamento do iPhone 7 e iPhone 7 Plus, o número de adoção do iOS 10 saltou para 34%.
É comum encontrar usuários que esperam algumas semanas antes de atualizarem seus dispositivos para evitarem alguns problemas iniciais encontrados em novas versões do iOS — e inclusive o iOS 10 já passou por alguns problemas desde o lançamento oficial — porém a Apple já liberou uma primeira atualização de correção (o iOS 10.0.2) e está testando internamente o iOS 10.1, o que provavelmente contribuiu para que mais pessoas instalassem a nova versão.
Com um alto nível de adoção, os desenvolvedores não precisam se preocupar tanto em oferecer suporte de seus aplicativos para versões mais antigas do iOS, já que agora quase a metade dos usuários estão utilizando a versão mais recente disponível. Em contrapartida, na concorrência, apenas 18% dos usuários estão utilizando a última versão oficial disponível do Android — que foi anunciada e liberada em 2015.
Vale lembrar que a atualização para iOS 10 é gratuita e está disponível aos usuários de dispositivos a partir do iPhone 5, iPad mini 2, iPad 4, todos os iPad Pro e iPod touch de sexta geração.