Ainda não completou um mês desde o lançamento oficial do iOS 12 para todos os usuários, mas a nova versão do sistema operacional da Apple já está presente em mais da metade dos dispositivos ao redor do mundo. É o que diz a própria empresa em uma página específica para desenvolvedores.
De acordo com a Apple, 50% de seus aparelhos ativados atualmente — são considerados iPhone, iPad e iPod touch — já instalaram a versão mais recente do sistema operacional. Ao se considerar apenas os produtos lançados a partir de 2014, como é o caso do iPhone 6 e iPad Air 2, o número sobe para 53%.
Essa já pode ser considerada uma das adesões mais rápidas dos últimos anos. Para comparação, o iOS 11 ainda estava em 47% na mesma época quando foi liberado no ano passado. O iOS 10 supera estes números, com presença em 55% dos dispositivos no mesmo período em 2016. 39% dos usuários ainda estão no iOS 11, enquanto apenas 11% continuam em versões mais antigas (estes geralmente se tratam de aparelhos que não recebem mais atualizações).
Além de novidades como os Atalhos da Siri e a nova forma de agrupar notificações, o iOS 12 não deixou de fora nenhum aparelho já suportado pelo iOS 11 (como é o caso do iPhone 5s) e ainda melhorou o desempenho para todos. Isso certamente influenciou para que vários usuários decidissem atualizar seus iPhones e iPads o quanto antes.
Para os desenvolvedores, isso permite que os aplicativos ofereçam novos recursos que estejam disponíveis para a maioria dos usuários. Além disso, estar com a base atualizada também significa que todos os aparelhos estão com as definições de segurança em dia, evitando assim ataques maliciosos aos dados.
No início da semana, a Apple liberou o iOS 12.0.1 para corrigir diversos problemas, muitos deles relacionados aos novos iPhones. Se você ainda não instalou, pode fazer isso agora mesmo por meio do aplicativo Ajustes no próprio aparelho.