A Apple liberou na tarde de hoje (29) uma nova versão de testes do iOS 13.5 para desenvolvedores. A atualização traz novidades para o Apple Music e também a tecnologia para notificação de exposição à COVID-19. O que a Apple não comentou é que a versão mais recente do iOS também consegue reconhecer máscaras no rosto para facilitar o acesso aos iPhones com Face ID utilizando a senha padrão.
Diante da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas foram obrigadas a utilizarem máscaras ao sair de casa. Isso se tornou um empecilho para donos de modelos mais novos de iPhone com Face ID, o sistema de autenticação por reconhecimento facial. Com a máscara no rosto, o iPhone não consegue fazer o escaneamento corretamente e impede o acesso ao telefone.
O usuário até pode usar a senha para desbloquear o celular, mas só após várias tentativas sem êxito com o Face ID. Só que agora, com o iOS 13.5, a Apple adicionou um recurso que vai facilitar o uso do iPhone durante a pandemia. Quando o usuário tentar desbloquear o iPhone com uma máscara no rosto, o iOS solicitará automaticamente a senha padrão — numérica ou alfanumérica — ao invés de executar a leitura do Face ID.
Isso, é claro, não afeta os iPhones com Touch ID no botão Início. O recurso funciona automaticamente no iPhone X em diante com a versão mais recente do iOS.
Outra mudança feita no iOS 13.5 está relacionada ao FaceTime. Agora é possível desativar o efeito de zoom nas chamadas de vídeo em grupo, que causava desconforto em algumas pessoas — principalmente em reuniões importantes e com várias pessoas conectadas ao mesmo tempo.
O iOS 13.5 ainda está em fase de testes e não há previsão para o lançamento oficial da atualização ao público.