O iOS 13 foi anunciado no mês passado durante a WWDC 2019. Entre várias novidades como o tema escuro e aplicativos redesenhados, o sistema permitirá o uso de dois fones sem fio simultaneamente no mesmo aparelho.
A função é chamada de “Compartilhamento de Áudio” e, como o nome sugere, permite que o usuário divida o áudio do seu iPhone ou iPad com outra pessoa. Dessa forma, por exemplo, os dois podem escutar uma música ou assistir ao mesmo vídeo em um iPhone, porém vão ouvir o áudio individualmente em seu próprio fone de ouvido.
É possível compartilhar o áudio com outros fones se apenas um dos dispositivos estiver com o iOS 13, mas o processo fica um pouco mais chato — pois é necessário emparelhar o fone da outra pessoa manualmente. Se ambos estiverem na versão mais recente do sistema, será exibido um convite no outro iPhone ou iPad para aceitar ou recusar o compartilhamento.
Apesar de utilizar a tecnologia Bluetooth, nem todos os fones e alto-falantes são compatíveis com o recurso. A Apple garante que a novidade funciona com a linha AirPods e Powerbeats. Alguns usuários já conseguiram conectar normalmente ao mesmo tempo acessórios de outras marcas, segundo relatos da internet. O funcionamento, porém, ainda é inconsistente.
Há também uma limitação para os aparelhos. Mesmo com o iOS 13, só é possível conectar vários fones sem fio ao mesmo tempo a partir do iPhone 8, iPad Pro de segunda geração, iPad de quinta geração, iPad Air de terceira geração, iPad mini de quinta geração e iPod touch de sétima geração.
Já tive a oportunidade de testar o recurso e, ao menos por enquanto, tudo funciona como prometido. Conectei dois AirPods diferentes ao meu iPhone X, sendo um de primeira geração e outro de segunda geração. Rapidamente o iPhone identificou os fones e permitiu o uso de ambos para reproduzir a mesma música. É possível até mesmo controlar o volume de cada um deles individualmente.
Vale lembrar que o iOS 13 segue em fase de testes e deve ser lançado oficialmente para todos os usuários até o final do ano.