Após serem anunciados na WWDC 2019, o iOS 13 (e o iPadOS), macOS Catalina e o tvOS 13 entraram hoje (24) na fase pública de testes. Com isso, os usuários interessados podem testar as versões prévias dos novos sistemas operacionais da Apple.
A inscrição no programa público de testes pode ser feita gratuitamente por meio de um ID Apple, sendo necessário seguir alguns passos disponíveis no site da Apple para que o dispositivo seja habilitado para receber as atualizações do sistema.
iOS 13 e iPadOS
O iOS 13 trouxe diversas melhorias para o sistema operacional do iPhone e iPod touch, incluindo o tão aguardado tema escuro. Além disso, o iPad se destacou e recebeu até mesmo uma versão especial do sistema com suporte para armazenamento externo, gerenciador de downloads e multitarefa aprimorada — o iPadOS.
Para instalar o iOS 13, inscreva-se no programa e instale o perfil de configuração indicado em seu iPhone, iPod touch ou iPad. Depois, basta ir em Ajustes > Sistema > Atualização de Software.
macOS Catalina
O macOS Catalina oferece mais ferramentas voltadas para o uso profissional e, pela primeira vez, a possibilidade de rodar aplicativos do iPad nos computadores. O sistema operacional dos Macs também ganhou novos aplicativos, incluindo o Música, Podcasts e Apple TV.
Após instalar o perfil de configuração no Mac, abra as Preferências do Sistema e instale o macOS Catalina por meio do menu Atualização de Software.
tvOS 13
O tvOS 13 traz várias novidades para a Apple TV, incluindo a tela inicial redesenhada, letras no Apple Music, múltiplos perfis de usuários e suporte para controles de videogame. No caso do tvOS, o cadastro deve ser feito com o mesmo ID Apple registrado na Apple TV para a atualização ser exibida no app Ajustes.
Observações
É muito importante ressaltar que versões de pré-lançamento dos sistemas operacionais costumam ter vários problemas e podem até impossibilitar o uso do aparelho no dia-a-dia. Lembre-se de fazer um backup de todos os dados antes de instalar qualquer atualização.